ISSN 2594-5327
63º Congresso Anual da ABM — vol. 63, num.63 (2008)
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Resumo
Com a crescente conscientização da população, têm sido freqüentes os questionamentos sobre a falta de ética na política, no mercado, nos meios culturais, entre outros, fruto de uma sociedade que privilegia o individualismo, que propicia valor, poder e prestígio ao homem, pela quantidade de bens materiais que consegue acumular. A questão da Responsabilidade Social tem sido considerada, entre muitos autores da área da administração, como um tema de relevância crescente na formulação de estratégias empresariais. Considerando o contexto atual em que se fundamentam estas proposições, este trabalho objetivou analisar a importância de se adotar a Responsabilidade Social como fator de competividade para se obter um diferencial de sucesso na dinâmica empresarial. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica exploratória, apoiada num estudo de caso descritivo da Empresa de Cosméticos Natura S.A. Concluiu-se que a participação em entidades sociais, empresariais, profissionais e técnicas habilitam a liderança corporativa a mudar o ambiente institucional, melhora a reputação da empresa e posiciona a gestão da empresa na liderança da Responsabilidade Social.
With increasing awareness of population, has been frequent questionings on lack of ethics in politics, in market, in ways cultural, among others, fruit of society that it privileges the individualism, that propitiates value, power and prestige to the man, for the amount of corporeal properties that obtain to accumulate. The question of the Social Responsibility has been considered, enters many authors of the area of the administration, as a subject of increasing relevance in the formularization of enterprise strategies. Considering the current context where if they base these proposals, this work objectified to analyze the importance of if adopting the Social Responsibility as factor of competivety to get a differential of success in the enterprise dynamics. For in such a way, a explorer bibliographical research, supported was carried through in a study of descriptive case of the Company of Cosmetics Natura S/A. It was concluded that the participation in social, enterprise, professional entities and techniques qualify the corporative leadership to change the institucional environment, it improves the reputation of the company and locates the management of the company in the leadership of the Social Responsibility.
Palavras-chave
Organizações empresariais; Responsabilidade social; Marketing social.
Enterprise organizations; Social responsibility; Enterprise social; Ethical marketing.
Como citar
Silva, Giselle Ramos da;
Santos, Vilma da Silva;
Quintairos, Paulo César Ribeiro;
Oliveira, Edson Aparecida de Araújo Querido.
A ADOÇÃO DA GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL COMO VANTAGEM COMPETITIVA EMPRESARIAL: O CASO NATURA S.A
,
p. 2161-2173.
In: 63º Congresso Anual da ABM,
Santos - SP,
2008.
ISSN: 2594-5327
, DOI 10.5151/2594-5327-0233