Seminário de Logística, Suprimentos e PCP


ISSN 2594-360X

23º Seminário de Logística vol. 23, num.23 (2004)


Título

A ESTRATÉGIA COMPETITIVA DAS EMPRESAS E O PROJETO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

THE COMPETITIVE STRATEGY OF COMPANIES AND THE SUPPLY CHAIN DESIGN

DOI

10.5151/2594-360X-0018

Downloads

Baixar Artigo 110 Downloads

Resumo

O objetivo central deste trabalho é discutir a importância do projeto da cadeia de suprimentos nas empresas e o alinhamento com a estratégia competitiva das empresas. Diferentes abordagens levam à mesma conclusão: o projeto da cadeia é a competência essencial das empresas, que define todas as demais competências necessárias. Dependendo da velocidade evolutiva do setor ao qual a empresa pertence e ao caráter inovador dos seus produtos, diferentes parâmetros devem ser levados em consideração.

 

The objective of this paper is to discuss the importance of supply chain design to the companies and its alignment with the competitive strategy. Different approaches lead to the same conclusion: the supply chain design is one of the essential competences of the companies, which defines the other necessary competences. According to the clock speed of the sector to whom the company belongs and to the innovation of its products, different parameters must be taken in consideration to design the supply chain.

Palavras-chave

cadeia de suprimentos; estratégia competitiva; novos produtos.

supply chain; competitive strategy; new products.

Como citar

Sobral, Maria Cecília; Oliva, Fábio Lotti. A ESTRATÉGIA COMPETITIVA DAS EMPRESAS E O PROJETO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS , p. 158-166. In: 23º Seminário de Logística, Belo Horizonte, 2004.
ISSN: 2594-360X , DOI 10.5151/2594-360X-0018