Anais do Congresso Anual da ABM


ISSN 2594-5327

Título

A FORTE CORRELAÇÃO DOS INTANGÍVEIS DA CULTURA NACIONAL E ORGANIZACIONAL NOS MODELOS DE GESTÃO E OS RESULTADOS EM SMS

THE STRONG CORRELATION BETWEEN INTANGIBLE ASSETS ON NATIONAL AND ORGANIZATIONAL CULTURE AND RESULTS OF THE MANAGEMENT MODELS OF SAFETY, HEALTH AND ENVIRONMENT (SHE) PROGRAMS

DOI

10.5151/2594-5327-21496

Downloads

Baixar Artigo 188 Downloads

Resumo

Este trabalho discute a relação entre cultura nacional e organizacional e a produção efetiva de resultados em programas de gestão de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional (SMS). Em nossos estudos de caso, fatores derivados da cultura provaram ser de relevância fundamental para o sucesso na implementação das ações e na produção de resultados da aplicação de metodologias derivadas da engenharia de segurança na atividade empresarial. Quando se trata de SMS, uma cultura de excelência é uma forma de ver o mundo que educa o olhar para a prevenção e para a redução de riscos, para a importância do cuidado ativo entre os executantes e para o comprometimento com os mais altos padrões de prevenção. A grande dificuldade de transformar a cultura de uma organização é fazer com que os valores se transformem em práticas concretas, pois mesmo que internalizados, não há garantia de que materializem em práticas adequadas. A compreensão de como a cultura nacional e organizacional produzem passivos intangíveis é fundamental para estruturar as bases para o desenvolvimento da disciplina pessoal e organizacional, pois as lacunas entre o que de fato ocorre e o que deveria estar acontecendo são os espaços de oportunidade para os esforços focados de melhorias.

 

This paper discusses the relation between national and organizational culture and the delivery of results in management programs in Safety, Health and Environmental (SHE). In our case studies, elements derived from culture proved to be of fundamental relevance for the success in the implementation of actions and in the production of results of methodologies derived from safety engineering. A culture that produces excellence in the practice of Safety, Health and Environment (SHE) is one that educates the eye for riskperception, produces active care among the employees and improves their commitment to the highest standards of prevention. The challenge in this case is to transform values into concrete action. The understanding of how national and organizational cultures produce intangible liabilities is fundamental to structure the base for personal and organizational discipline, because it is in the gap between what should be and what in fact is happening where opportunity for focused improvement can be found.

Palavras-chave

Liderança; Gestão; Cultura; Intangíveis; Estratégia; Processos; Indicadores; Colaboração; Confiança.

Leadership; Management; Culture; Intangible assets; Strategy; Process; KPI; Collaboration; Trust.

Como citar

Migueles, Carmen Pires; Araújo, Riberto de Barros. A FORTE CORRELAÇÃO DOS INTANGÍVEIS DA CULTURA NACIONAL E ORGANIZACIONAL NOS MODELOS DE GESTÃO E OS RESULTADOS EM SMS , p. 3559-3567. In: 67º Congresso da ABM - Internacional / 12º ENEMET - Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas, Rio de Jabeiro, 2012.
ISSN: 2594-5327 , DOI 10.5151/2594-5327-21496