Anais do Congresso Anual da ABM


ISSN 2594-5327

62º Congresso anual da ABM vol. 62, num.62 (2007)


Título

A PROMOÇÃO DE VANTAGENS COMPETITIVAS NAS EMPRESAS ATRAVÉS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO DE CASO NO RAMO DA MANUTENÇÃO

THE PROMOTION OF COMPETITIVE ADVANTAGES IN COMPANIES THROUGH THE KNOWLEDGE MANAGEMENT: A CASE STUDY IN THE MAINTENANCE AREA

DOI

10.5151/2594-5327-0184

Downloads

Baixar Artigo 37 Downloads

Resumo

Este artigo apresenta através de um estudo de caso como os impactos positivos gerados pelo incremento ao compartilhamento de conhecimentos e idéias entre os colaboradores (pessoas) de uma empresa do ramo da manutenção metalmecânico promovem a inovação tecnológica nos seus negócios, serviços e produtos, ou seja, o compartilhamento do conhecimento tácito como estratégica de alcançar vantagens competitivas. O trabalho é estudo de caso em uma empresa localizada no município de Aracruz, Região Metropolitana de Vitória-ES. Por meio de pesquisas documentais e entrevista com as participações da Coordenadora de Qualidade e da cúpula gerencial da empresa pesquisada o trabalho mostra a importância da implementação da Gestão do Conhecimento como ferramenta estratégica na promoção de vantagem competitiva e inovação tecnológica podendo levar a empresa a ser líder de mercado em seu setor de atuação.

 

This article presents how the positive impacts made by the increment to the sharing of knowledge and ideas between the sponsors of a maintenance Metal-Mechanic Development company to the technological innovation promotion in its business, services and products, which means, the sharing of the tacit knowledge as a strategy to reach competitive advantages. The work was made from a case study of a company located in Aracruz through documentary researches and an interview with the Quality Coordinator of the directional cupola of the company itself. This shows the importance of the Knowledge Management implementation as a strategic tool in the technological innovation and competitive advantages promotion, being able to make a company become a market leader in its sector.

Palavras-chave

Gestão do conhecimento; Compartilhamento de conhecimento; Inovação tecnológica.

Knowledge management; Knowledge sharing;Technological innovation.

Como citar

Souza, José Barrozo de; Marçal, Rui Francisco Martins; Reis, Dálcio Roberto dos. A PROMOÇÃO DE VANTAGENS COMPETITIVAS NAS EMPRESAS ATRAVÉS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO DE CASO NO RAMO DA MANUTENÇÃO , p. 1686-1692. In: 62º Congresso anual da ABM, Vitória, 2007.
ISSN: 2594-5327 , DOI 10.5151/2594-5327-0184