Anais do Congresso Anual da ABM


ISSN 2594-5327

61º Congresso Anual da ABM vol. 61, num.61 (2006)


Título

A TRANSFERIBILIDADE NOS ENSAIOS DE FADIGA

A TRANSFERIBILIDADE NOS ENSAIOS DE FADIGA

DOI

10.5151/2594-5327-0283

Downloads

Baixar Artigo 77 Downloads

Resumo

Um desafio em engenharia mecânica é a realização de ensaios que, além de serem economicamente favoráveis, forneçam resultados que condizem com a real solicitação do componente durante seu uso. Um dos pilares de todo ensaio de fadiga é a transferibilidade; quando este requisito é atendido podemos dizer que o ensaio que estamos realizando é, no mínimo, representativo. Este trabalho tem como principal objetivo apresentar ao leitor a estrutura básica da teoria dos ensaios, e alguns problemas oriundos do não-cumprimento dos fundamentos da mesma. Será estudada uma situação distinta, onde um dos conceitos fundamentais dos ensaios (a transferibilidade) será utilizado como ponto de partida para a análise de um fenômeno físico que, sem sombra de dúvida, pode levar a resultados insatisfatórios na predição de vida em fadiga de componentes automotivos. O dimensionamento quanto à fadiga de componentes automotivos lança mão de testes reais (utilizando veículos) e os ensaios simulados (utilizando dispositivos). A transferibilidade trata diretamente com a precisão com que um teste real é simulado (quando o mesmo tem a capacidade de fornecer resultados mais rápidos e econômicos). É demonstrada a influência da transferibilidade, utilizando-se de uma situação que ocorre nos testes reais e como a mesma se reflete de forma negativa nos testes simulados, com base em um fenômeno físico da fadiga: o efeito das sub e sobrecargas na vida em fadiga de um componente.

 

Este trabalho tem como principal objetivo apresentar ao leitor a estrutura básica da teoria dos ensaios, e alguns problemas oriundos do não-cumprimento dos fundamentos da mesma. Será estudada uma situação distinta, onde um dos conceitos fundamentais dos ensaios (a transferibilidade) será utilizado como ponto de partida para a análise de dois fenômenos físicos que, sem sombra de dúvida, podem levar a resultados insatisfatórios na predição de vida em fadiga de componentes automotivos.

Palavras-chave

Fadiga; Dano acumulado; Sobrecargas; Vida útil.

Fadiga; Dano acumulado; Sobrecargas; Vida útil.

Como citar

Mamedes, Clayton. A TRANSFERIBILIDADE NOS ENSAIOS DE FADIGA , p. 2512-2519. In: 61º Congresso Anual da ABM, Rio de Janeiro, 2006.
ISSN: 2594-5327 , DOI 10.5151/2594-5327-0283