Anais do Congresso Anual da ABM


ISSN 2594-5327

61º Congresso Anual da ABM vol. 61, num.61 (2006)


Título

A UTILIZAÇÃO DA LOGÍSTICA DE MANUTENÇÃO COMO MECANISMO DE OTIMIZAÇÃO DE PARADAS PROGRAMADAS

A UTILIZAÇÃO DA LOGÍSTICA DE MANUTENÇÃO COMO MECANISMO DE OTIMIZAÇÃO DE PARADAS PROGRAMADAS

DOI

10.5151/2594-5327-0189

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Resumo

A área de serviços tem desafios singulares, diferente daqueles encontrados na área de manufatura, que tem sido o foco tradicional de pesquisa. É imperativo reconhecer que os serviços não são atividades periféricas, mas sim, parte integrante da sociedade. O setor de serviços não só facilita como possibilita as atividades de produção de bens, tanto do setor primário como secundário. As tecnologias de racionalização do trabalho e os empregos na indústria, no seu devido tempo foram migrando para o setor de serviços, ou seja, o que antes era somente aplicado na indústria passasse a ser utilizado nos serviços. Esse artigo insere os conceitos do PCP, logística, Kanban e JIT/TQC, sendo que neste cenário surge o pressuposto da aplicabilidade trazida da área da manufatura para a prestação de serviços de manutenção, por meio de um estudo de caso em ambiente educacional, é simulado o processo produtivo, possibilitando fazer observações. Dentre os resultados obtidos destaca- se o aumento de eficácia na gestão da manutenção, onde as informações mais precisas e parametrizadas, de um pedido de manutenção de dois conjuntos produtivos que representam uma parte do processo industrial, possibilitando aumentar a confiança das relações com o cliente interno. Foi visível a ação proativa do pessoal, pormenorizando detalhes técnicos, que conduzem a uma redução do tempo de manutenção, possibilitando aumento da disponibilidade de determinados equipamentos para a operação/produção.

 

The service’s area has singulars challenges. They are different those founded at the manufacture area, the traditional focus of these research. It’s is an important recognize that the services aren’t outlying activities but integral part of society. The services section facilitates the property production’s activities as the primary section as secondary. The technologies of work’s rationalization and the jobs at industry migrated to the services section, however what was only applied on industry will be now utilized in the services. This article shows us the follow concepts: PCP, logistics, Kanban and JIT/TQC. In this cenary appears the applicability of the manufacture area to maintenance of render service by case’s study, possibility to do some considerations. At the results obtained we can detach the efficacy’s increase on the maintenance administration where the precise information of the maintenance request that represents the industrial process possibility the trust’s increase of the relationship whit the internal client. It was visible the people’s action in to the small details that leading to a reduction time of maintenance, facilitating increase of equipments for operation or production.

Palavras-chave

Logística; Manutenção; Produção; Otimização.

Logistics; Maintenance; Production; Optimization.

Como citar

Có, Fábio de Almeida; Gadioli, José Alexandre de Souza; Souza, José Barrozo de; Moraes, Luis Gustavo Nascimento; Araújo, Marcelo Augusto da Silva. A UTILIZAÇÃO DA LOGÍSTICA DE MANUTENÇÃO COMO MECANISMO DE OTIMIZAÇÃO DE PARADAS PROGRAMADAS , p. 1637-1646. In: 61º Congresso Anual da ABM, Rio de Janeiro, 2006.
ISSN: 2594-5327 , DOI 10.5151/2594-5327-0189