Anais dos Seminários de Redução, Minério de Ferro e Aglomeração


ISSN 2594-357X

Título

ALTERAÇÃO DO MODUS OPERANDI DO MOINHO DE BARRAS DA SINTERIZAÇÃO

ALTERATION OF THE MODUS OPERANDI OF THE SINTER PLANT ROD MILL

DOI

10.5151/2594-357X-40031

Downloads

Baixar Artigo 9 Downloads

Resumo

O processo de sinterização depende fundamentalmente da ignição do combustível para que as reações termoquímicas aconteçam de forma satisfatória. A etapa que antecede a aglomeração a quente, é chamada preparação da mistura à sinterizar, que além dos misturadores intensivos, conta também, com uma planta de beneficiamento cujo objetivo é a adequação da granulometria do combustível sólido para ser incorporado no micro aglomerado e atue como ignitor principal no leito de fusão. A área de beneficiamento de combustível sólido, contém um moinho que passa por intervenções periódicas. Este artigo discute como uma mudança na metodologia de trabalho para a troca de barras do moinho, impulsionou a quebra de um paradigma considerado desafiador do ponto de vista operacional. Como resultado, houve ganhos importantes nos aspectos relacionados a sobre vida das barras do moinho com impacto direto no custo, otimização de mão de obra operacional durante as manutenções preventivas e ganhos de segurança para as equipes envolvidas durante as trocas de barras.

 

The sintering process fundamentally relies on fuel ignition to facilitate satisfactory thermochemical reactions. The stage preceding hot agglomeration is referred to as the preparation of the sintering mixture, which involves intensive mixers and a beneficiation plant aimed at adjusting the particle size of the solid fuel for incorporation into the micro-agglomerate and serving as the main ignitor in the fusion bed. The solid fuel beneficiation area includes a mill that undergoes periodic interventions. This article discusses how a change in the working methodology for mill bar replacement has driven a breakthrough in a previously challenging operational paradigm. As a result, significant gains have been achieved in terms of mill bar lifespan, directly impacting costs, optimizing operational workforce during preventive maintenance, and enhancing safety for the teams involved in bar replacements.

Palavras-chave

Sinterização; Combustível; Ignição; Moinho de barras.

Sintering; Fuel; Ignition; Rod mill

Como citar

Souza, Fábio José Miranda de. ALTERAÇÃO DO MODUS OPERANDI DO MOINHO DE BARRAS DA SINTERIZAÇÃO , p. 174-187. In: 9° Simpósio Brasileiro de Aglomeração de Minérios, São Paulo, 2023.
ISSN: 2594-357X , DOI 10.5151/2594-357X-40031