ISSN 2594-4711
15th Enemet — vol. 15, num.15 (2015)
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Resumo
A corrida pela alta produtividade, a demanda pela otimização de processos, que proporciona maior economia de combustível, impulsiona o desenvolvimento de estruturas veiculares de menor peso. O aço Bake Hardening (BH) é um aço de ultra baixo carbono estabilizado ao titânio, que apresenta átomos de carbono em solução sólida ocupando posições intersticiais. Este passa por um tratamento realizado durante o trabalho de pintura do veículo, permitindo que as chapas sejam endurecidas pelo efeito BH, conferindo resistência à endentação. Neste estudo um aço BH foi analisado em quatro condições de processo: laminação a quente, laminação a frio, recozimento e encruamento, com o objetivo de estudar os efeitos da variação destes parâmetros nas propriedades mecânicas do material, através dos ensaios de tração, obtendo resultados como valor de alongamento adquirido e dureza.
The race for high productivity, the demand for process optimization, providing improved fuel economy, drives the development of vehicle structures of lower weight. The Bake hardening steel (BH) and an ultra low carbon steel stabilized titanium, which has carbon atoms in solid solution occupying interstitial positions. This undergoes a treatment carried out during the vehicle paint job, allowing the plates are hardened by BH effect conferring resistance to indentation. In this study, a steel BH was analyzed in four process conditions: hot rolling, cold rolling, annealing and hardening, in order to study the effects of varying these parameters on the mechanical properties of the material, through tensile tests, obtaining results for granted elongation value and hardness.
Palavras-chave
Bake hardening, Estruturas veiculares, Propriedades Mecânicas
Bake hardening, Vehicle structures, Mechanical Properties
Como citar
Faria, Géssica Seara;
Xavier, Luxmar Alves;
César, Ricardo Evangelista;
Santos, Rudd Gullit Francisco dos;
Silva, Victor Hugo Andrade da.
ANÁLISE DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DO AÇO BH 180
,
p. 2795-2804.
In: 15th Enemet,
Rio de Janeiro,
2015.
ISSN: 2594-4711
, DOI 10.5151/1516-392X-26803