ISSN 2594-5327
72nd ABM Annual Congress — vol. 72, num.72 (2017)
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Resumo
O desgaste abrasivo é o principal responsável por quebras de equipamentos e, como consequência, paradas não programadas para manutenção; pois causa a perda progressiva de material das partes móveis em contato e movimento relativo. O presente estudo analisa o desgaste abrasivo na superfície do rolete de carga dos transportadores de correia. Para a análise foi utilizado o equipamento abrasômetro do tipo roda de borracha conforme norma ASTM G65. Os procedimentos de ensaio contemplaram: o corte de quatro corpos de prova de aço 1020, limpeza, pesagem - utilizando balança de precisão, avaliação superficial com rugosímetro e ensaio de dureza. Dois corpos de prova foram revestidos com a tinta Laranja Munsell 2,5YR6/14m, para simular as condições de campo. Em seguida, foi realizado ensaio no abrasômetro ASTM G65; utilizando o procedimento “A” previsto na norma ASTM G65 - classificado como desgaste severo com carga de 130N. Logo depois, foi calculado o volume de material perdido e a taxa de desgaste. Os resultados obtidos nos ensaios possibilitaram concluir que, o desgaste predominante na superfície dos roletes de carga é o abrasivo por 3 corpos, em função, principalmente, do transbordo de minério do processo. A superfície do corpo de prova, sem revestimento, apresentou uma perda de material que compromete a vida útil do rolete e da correia. Já, na amostra revestida, foi possível observar que o desgaste abrasivo por três corpos ocorre, mas é reduzido consideravelmente; isso pode ser explicado pela diminuição da rugosidade superficial.
Abrasive wear it is the main responsible for equipment breaks and, as a consequence, unscheduled maintenance stops; As it causes the progressive loss of material from moving parts in contact and relative movement. The present study analyzes the abrasive wear on the surface of the load roller of the conveyors belt. For the analysis, the rubber wheel type abrasometer was used according to ASTM G65. The test procedures included: the cutting of four 1020 steel specimens, cleaning, weighing - using precision balance, surface evaluation with a rugosimeter and hardness test. Two specimens were coated with Munsell Orange ink 2.5YR6 / 14m to simulate field conditions. Then, the ASTM G65 abrasion test was performed; Using procedure "A" provided for in ASTM G65 - classified as severe wear with 130N load. Next, the volume of material lost and the rate of wear were calculated. The results obtained in the tests made it possible to conclude that the predominant wear on the surface of the load rollers is the abrasive by 3 bodies, mainly due to the ore transhipment of the process. The surface of the test piece, uncoated, has a loss that compromises the life of the roller and the belt. Already, in the coated sample, it was possible to observe that the abrasive wear by three bodies occurs, but is reduced considerably; This can be explained by the decrease in surface roughness.
Palavras-chave
desgaste abrasivo, manutenção, roletes, transportador de correia
Abrasive wear, maintenance, Load roller, Conveyor Belt
Como citar
Santos, Zirlene Alves da Silva;
Gonçalves, Maxsuell Mendes;
Carmo, Vitor Pires Alves do.
ANÁLISE DO DESGASTE ABRASIVO NA SUPERFÍCIE DE ROLETES DE CARGA DE TRANSPORTADORES DE CORREIA
,
p. 1793-1804.
In: 72nd ABM Annual Congress,
São Paulo,
2017.
ISSN: 2594-5327
, DOI 10.5151/1516-392X-30546