Anais do Congresso Anual da ABM


ISSN 2594-5327

76º Congresso Anual da ABM - Internacional vol. 76, num.76 (2023)


Título

ANÁLISE DE FALHA DO FREIO ELETROMAGNÉTICO DE UMA PONTE ROLANTE NA GERDAU AÇONORTE

FAILURE ANALYSIS OF THE ELETROMAGNETIC BRAKE OF AN OVERHEAD CRANE AT GERDAU AÇONORTE

DOI

10.5151/2594-5327-40129

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Resumo

O freio eletromagnético de uma ponte rolante de uma aciaria apresentava um problema crônico de falhas frequentes desde a sua alteração em 2016. Neste contexto, este trabalho objetivou encontrar a causa raiz dessa falha através da aplicação da metodologia PDCA de estudo de problemas – a metodologia MASP, e de outas ferramentas da qualidade: brainstorming e 5 Porquês. Foi realizada análise perita externa, que encontrou o acúmulo de pó entre a carcaça da bobina e a armadura como a causa das falhas. A cronicidade e repetição do problema se devem ao fato da sua estrutura física de construção C, combinada com o ambiente e contexto na qual foi instalada, fragilizarem a sua vedação: o calor proveniente da operação danifica a junta do entreferro, o que possibilita o acúmulo do pó no componente. Dessa forma, será necessário trocá-lo por um freio eletromagnético que apresente estrutura adequada para resistir ao calor e ao pó gerados pelo processo.

 

The electromagnetic brake of a crane in a steel mill has had a chronic problem of frequent failures since it was modified in 2016. In this context, this work aimed to find the root cause of this failure through the application of the PDCA methodology for problem-solving - MASP and other quality tools: brainstorming and 5 Whys. An external expert analysis was carried out, which identified the accumulation of dust between the coil housing and the armature as the cause of the failures. The chronicity and repetition of the problem are due to the fact that its C-type physical structure, combined with the environment and context in which it was installed, weakens its sealing: the heat generated during operation damages the air gap joint, allowing dust to accumulate in the component. Therefore, it will be necessary to replace it with a electromagnetic brake, with suitable structure to withstand the heat and dust generated by the process.

Palavras-chave

Pontes Rolantes; Freio eletromagnético; Análise de falha; PDCA

Overhead Cranes; Electromagnetic brake; Failure analysis; PDCA

Como citar

Oliveira, Paulo Henrique Santos de. ANÁLISE DE FALHA DO FREIO ELETROMAGNÉTICO DE UMA PONTE ROLANTE NA GERDAU AÇONORTE , p. 15-28. In: 76º Congresso Anual da ABM - Internacional, São Paulo, 2023.
ISSN: 2594-5327 , DOI 10.5151/2594-5327-40129