ISSN 2594-5327
60º Congresso Anual da ABM — vol. 60, num.60 (2005)
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Resumo
Este estudo teve como objetivo identificar as causas que levaram à ruptura de um cubo de roda utilizado em uma aeronave militar de alta performance utilizada para transporte de autoridades. Com o intuito de revelar a causa da fratura foram utilizadas técnicas de metalografia, microscopia óptica e microscopia eletrônica de varredura. O estudo revelou que a fratura do cubo de roda ocorreu por fadiga iniciada em pites de corrosão. A partir destes resultados foi recomendada uma vistoria nos cubos de roda deste tipo de aeronave utilizando-se ensaios não destrutivos e atentar para sinais de corrosão superficial bem como a existência de microtrincas associadas.
This work analysis the rupture of a wheelas V.I.P transport. Since this component is considered to be critical to aircraft safety, the Brazilian Air Force requested a failure analysis investigation. In order to revealing the cause of the fracture metallographic techniques , optic microscopy and scanning electronic microscope were carried out . The study revealed that the fracture was due to fatigue initiated in corrosion pits.
Palavras-chave
Fadiga; Corrosão; Fratura.
Aircraft; Fatigue; Corrosion.
Como citar
Lourenço, Nicélio José;
Silva, Olivério Moreira de M.;
Graça, Mario Lima de Alencastro;
Campos, Pedro Paulo de.
ANÁLISE DE FALHA EM CUBO DE RODA DE UMA AERONAVE LEARJET
,
p. 1838-1846.
In: 60º Congresso Anual da ABM,
Belo Horizonte,
2005.
ISSN: 2594-5327
, DOI 10.5151/2594-5327-0188