Anais do Congresso Anual da ABM


ISSN 2594-5327

61º Congresso Anual da ABM vol. 61, num.61 (2006)


Título

ANÁLISE ESTRATÉGICA DA TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA - Aplicação em uma empresa siderúrgica

OUTSOURCING OF ENGINEERING SERVICES. THE STRATEGICAL ANALYSIS FOR A METALLURGICAL COMPANY

DOI

10.5151/2594-5327-0222

Downloads

Baixar Artigo 147 Downloads

Resumo

A globalização do mercado e a busca por metodologias e formas de gestão capazes de garantir uma maior competitividade mundial exigem que as organizações criem e implementem alternativas cada vez mais inovadoras. A terceirização, como uma prática de gestão, vem a suprir uma necessidade de especialização nas organizações. O presente artigo tem como objetivo analisar, por meio da matriz SWOT, as estratégias da terceirização dos serviços de engenharia, sob a ótica da empresa que terceirizou os serviços. A pesquisa foi desenvolvida em uma empresa siderúrgica, a qual possui um modelo de gestão inovador, concebido sob a forma de condomínio, onde a maior parte das atividades desenvolvidas foram terceirizadas, permitindo aos profissionais da referida empresa uma maior concentração nas atividades principais. O estudo possibilitou identificar os pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades que impactaram ou que virão a impactar na terceirização realizada no Laboratório Central da empresa. No que tange aos resultados alcançados destacam-se como aspectos positivos relevantes: a) foco nas atividades principais; b) o modelo de terceirização foi criado junto com a implantação da empresa e; c) maior agilidade e flexibilidade. Sob o mesmo prisma é possível deprender os aspectos negativos relevantes: a) não desenvolvimento da competência pela empresa siderúrgica referente ao processo do laboratório acarretando na dependência do terceiro; b) falta de indicadores, amarrados ao contrato, para avaliar o terceirizado e; c) baixa capacidade de gestão de recursos humanos do terceirizado.

 

The market globalization and the pursuit for methodologies and management ways that are capable of ensuring higher competitiveness on a worldwide basis demand that Organizations establish and implement alternatives ever more innovative. Outsourcing, as a management practice, comes to fill a need of specialization within Organizations. This research had the aim of assessing, through a SWOT matrix, the strategies of engineering services outsourcing, under the point of view of the company who had outsourced such services. The research has been developed at metallurgical company has an innovative management model, which was conceived with similarities to condominiums, and a large portion of activities has been outsourced, allowing the company’s staff to concentrate in its core business. The performed research has allowed identifying the strengths and weaknesses, risks and opportunities that have impacted or that may impact the outsourcing done at central Laboratory.To what it refers to the final results, we can describe as a relevant positive aspects: a) focus in the main activities; b) the outsourcing model was developed with the company’s implantation and; c) more agility and flexibility. Under the same point of view it is possible to describe the relevants negative aspects: a) not-development of the metallurgical company metallurgical company ability referring to the laboratory process causing the outsourcing dependence; b) lack of indicator joined to the contract to evaluate the outsourcing and; c) lower capacity of the outsourcing human resource manage.

Palavras-chave

Terceirização; Gestão de serviços

Outsourcing; Service management

Como citar

Neumann, Clovis; Balzer, Marcos Estevan; Trapp, Sandra Regina Bernardes. ANÁLISE ESTRATÉGICA DA TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA - Aplicação em uma empresa siderúrgica , p. 1944-1952. In: 61º Congresso Anual da ABM, Rio de Janeiro, 2006.
ISSN: 2594-5327 , DOI 10.5151/2594-5327-0222