Anais do Congresso Anual da ABM


ISSN 2594-5327

76º Congresso Anual da ABM - Internacional vol. 76, num.76 (2023)


Título

ANÁLISE EXPERIMENTAL E NUMÉRICA DE BLOCOS PRENSADOS E QUEIMADOS DE CERÂMICA VERMELHA

EXPERIMENTAL AND NUMERICAL ANALYSIS OF PRESSED AND BURNT RED CERAMIC BLOCKS

DOI

10.5151/2594-5327-40126

Downloads

Baixar Artigo 6 Downloads

Resumo

Neste trabalho são apresentados os resultados da caracterização mecânicas de Blocos Prensados e Queimados (BPQ) produzidos em cerâmica de Campos dos Goytacazes, RJ. Buscou-se a determinação de propriedades mecânicas e elásticas de blocos e prismas ensaiados em laboratório da Universidade Estadual do Norte Fluminense. Visando complementar os resultados, apresentam-se dados obtidos via simulação numérica. Essas análises foram feitas utilizando modelos tridimensionais por meio do método dos elementos finitos, nas quais considerou-se as não-linearidades físicas do material cerâmico. Os resultados indicam que os blocos podem ser empregados em construções de pequeno e médio porte, até três pavimentos, uma vez que a resistência mecânica característica dos blocos encontrada foi de 3,52 MPa e a taxa de absorção média de aproximadamente 20%. A eficiência prisma/bloco ficou no intervalo 0,5 a 0,6 e a relação módulo de deformação longitudinal e resistência característica de prismas ficou no intervalo 600 a 700. Quanto ao modo de ruptura, os BPQ apresentaram ruptura frágil, com tendência a falha no bloco. Verificou-se que nas simulações numéricas, os modelos apresentaram maior rigidez quando comparados aos resultados experimentais.

 

In this work, the results of the mechanical characterization of Pressed and Burned Blocks (BPQ) produced in ceramics from Campos dos Goytacazes, RJ, are presented. We sought to determine the mechanical and elastic properties of blocks and prisms tested in the laboratory of the Universidade Estadual do Norte Fluminense. To complement the results, data obtained via numerical simulation are presented. These analyzes were carried out using three- Neste trabalho são apresentados os resultados da caracterização mecânicas de Blocos Prensados e Queimados (BPQ) produzidos em cerâmica de Campos dos Goytacazes, RJ. Buscou-se a determinação de propriedades mecânicas e elásticas de blocos e prismas ensaiados em laboratório da Universidade Estadual do Norte Fluminense. Visando complementar os resultados, apresentam-se dados obtidos via simulação numérica. Essas análises foram feitas utilizando modelos tridimensionais por meio do método dos elementos finitos, nas quais considerou-se as não-linearidades físicas do material cerâmico. Os resultados indicam que os blocos podem ser empregados em construções de pequeno e médio porte, até três pavimentos, uma vez que a resistência mecânica característica dos blocos encontrada foi de 3,52 MPa e a taxa de absorção média de aproximadamente 20%. A eficiência prisma/bloco ficou no intervalo 0,5 a 0,6 e a relação módulo de deformação longitudinal e resistência característica de prismas ficou no intervalo 600 a 700. Quanto ao modo de ruptura, os BPQ apresentaram ruptura frágil, com tendência a falha no bloco. Verificou-se que nas simulações numéricas, os modelos apresentaram maior rigidez quando comparados aos resultados experimentais.

Palavras-chave

BPQ; RESISTÊNCIA MECÂNICA; MÓDULOS ELÁSTICOS; SIMULAÇÃO NUMÉRICA.

Structural masonry; BPQ; mechanical resistance; elastic modules; numerical simulation.

Como citar

Cerqueira, Niander Aguiar; Alexandre, Jonas; Xavier, Gustavo de Castro; Souza, Victor Barbosa de; Azevedo, Afonso Rangel Garcez de. ANÁLISE EXPERIMENTAL E NUMÉRICA DE BLOCOS PRENSADOS E QUEIMADOS DE CERÂMICA VERMELHA , p. 1279-1291. In: 76º Congresso Anual da ABM - Internacional, São Paulo, 2023.
ISSN: 2594-5327 , DOI 10.5151/2594-5327-40126