ISSN 2594-5327
63º Congresso Anual da ABM — vol. 63, num.63 (2008)
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Resumo
O objetivo deste trabalho é sistematizar a análise de risco em Linhas Aérea de Subtransmissão de Energia Elétrica através de uma metodologia de manutenção preditiva empregando-se a Inspeção Baseada em Risco (IBR). Desta forma, identificam-se os componentes críticos da Linha e através de um programa de inspeção eficiente concentram-se esforços nestes pontos, de modo a reduzir o risco de falha e garantir a confiabilidade das instalações, evitando-se assim, a indisponibilidade e a perda de receita. A metodologia foi desenvolvida nas seguintes etapas: (i) divisão das Linhas em sistemas, conjunto e componentes; (ii) análise do Banco de Dados de Manutenção e Inspeção; (iii) determinação da Freqüência de Ocorrência de Falhas (FOF) e da Conseqüência Ocorrência de Falhas (COF) referente à interrupção do fornecimento de energia; (iv) determinação da Matriz de Risco quantitativa através do enquadramento dos componentes nos diversos níveis de COF e FOF; e (v) determinação dos componentes críticos. A metodologia é aplicável às manutenções preditivas e na definição de tempo para intervenção e inspeção de LT.
The objective of this work is to systematize the risk analysis in overhead transmission lines of electrical energy through predictive maintenance by means of Risk Based Inspection (RBI) methodology. Thus, the critical components of the transmission line are identified and, the failure risk is reduced and the reliability of the installation is increased through an efficient inspection program, so as to avoid the unavailability of the installation and penalties for the utility. The methodology was implemented according to the following the steps: (i) breaking of the overhead electrical conductor system in its elementary components; (ii) analysis of the maintenance and inspection database; (iii) determination of the Frequency of Failure (FOF) and the Consequence of Failure (COF) due to the interruption of the energy supply; (iv) determination of the quantitative risk matrix through the positioning of the components on the several levels COF and FOF and (v) determination of the critical components. The methodology can be applied at the predictive maintenances and at the definition of the intervention and inspection time of Overhead Subtransmission Lines.
Palavras-chave
Linha aérea de subtransmissão de energia elétrica; Inspeção baseada em risco; Manutenção preditiva.
Overhead transmission line; Risk based inspection; Predictive maintenance.
Como citar
Fonseca, Beline Quintino de Araújo;
Júnior, Carlos Alberto Cimini.
APLICAÇÃO DA INSPEÇÃO BASEADA EM RISCO EM LINHAS AÉREAS DE SUBTRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA
,
p. 1495-1504.
In: 63º Congresso Anual da ABM,
Santos - SP,
2008.
ISSN: 2594-5327
, DOI 10.5151/2594-5327-0163