ISSN 2594-5327
69° Congresso Anual da ABM - Internacional — vol. 69, num.69 (2014)
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Resumo
O conceito de utilização de aços microligados de elevada resistência mecânica nas estruturas automotivas como forma de reduzir peso, aumentar desempenho, reduzir o consumo de combustível e proporcionar maior segurança, já está bem difundido na indústria mundial. A CBMM vem desenvolvendo um projeto com a equipe da Unicamp que compete na Fórmula SAE como um meio de difundir o conceito da aplicação dos aços microligados para aqueles que serão a próxima geração da tecnologia automotiva. O projeto foi iniciado em 2011 e praticamente todas as peças do protótipo foram trocadas de aço AISI A36 para vários tipos de aços microligados com limite de escoamento superiores a 700MPa. Esse trabalho apresenta exemplos de componentes onde as reduções em massa atingiram até 32%.
The concept of using high strength microalloyed steels in vehicle structures as a way to reduce weight, improve performance, reduce fuel consumption and enhance safety is widespread around the world. CBMM has been developing a project with the Unicamp Formula SAE team to raise awareness that microalloyed steels represent the next generation in automotive technology. The project started in 2011 and practically all the AISI A36 prototype parts have been replaced with several high strength steels with strength limits above 700 MPa. This paper presents examples in components where mass was reduced by up to 32%.
Palavras-chave
Formula SAE; Aços microligados; Nióbio
Formula SAE; Microalloyed steels; Niobium
Como citar
Érico França Oliveira e Silva;
Marcos Alexandre Stuart Nogueira.
APLICAÇÃO DE AÇOS MICROLIGADOS DE ELEVADA RESISTÊNCIA MECÂNICA NA ESTRUTURA DO PROTÓTIPO AUTOMOTIVO FÓRMULA SAE DA UNICAMP
,
p. 7031-7040.
In: 69° Congresso Anual da ABM - Internacional,
São Paulo - Brasil,
2014.
ISSN: 2594-5327
, DOI 10.5151/1516-392X-24556