Anais do Seminário de Laminação, Conformação de Metais e Produtos


ISSN 2594-5297

Título

APLICAÇÃO DO EMG E-MASS PARA ESTABILIZAÇÃO DA TIRA E REDUÇÃO DE CROSSBOW NA REGIÃO DAS FACAS DE AR EM LINHAS DE CGL

APPLICATION OF EMG E-MASS FOR STRIP STABILIZATION AND REDUCTION OF “CROSSBOW” IN THE REGION OF THE AIR KNIFES IN LINES CGL

DOI

10.5151/2594-5297-17593

Downloads

Baixar Artigo 45 Downloads

Resumo

A produção de tiras galvanizadas a quente está principalmente concentrada em uma superfície homogênea e na espessura da camada. Entretanto a redução do consumo de zinco é de extrema preocupação. O ajuste da espessura homogênea da camada de zinco é muito difícil de ser controlada e um dos motivos é a oscilação na tira que ocorre durante a galvanização por imersão a quente, como resultado isto acaba gerando uma cobertura irregular. Com a intenção de cumprir com as exigências dos clientes em termos de espessura de camada uma sobre camada de zinco tem ser aplicada. O equipamento e-MASS têm como principal função estabilizar a tira na região das facas de ar possibilitando assim um melhor controle da camada de zinco gerando como resultado economia do mesmo. O e-MASS prevê a redução da oscilação da tira de modo que uma superfície homogênea pode ser alcançada quando a linha operar com alta velocidade de produção e ao mesmo tempo reduzindo o consumo de zinco.

 

The production of hot-dip galvanised steel strip is mainly concerned with homogeneous surfaces and layer thicknesses. However, saving zinc, is of the utmost concern. The adjustment of a homogeneous zinc layer thickness is very difficult to control and one reason is strip oscillation which occurs during hot-dip galvanising and leads to an uneven surface. In order to comply with the requirements of customers in terms of layer thickness, an excessively thick zinc layer has to be applied. The e-MASS provides reduction of strip oscillation so that homogeneous surfaces can be achieved while operating at a high production speed and saving zinc at the same time.

Palavras-chave

Zinco; Espessura; Qualidade; Homogeneidade.

Zinc; Thickness; Quality; Homogeneous.

Como citar

Pereira, Anderson Rosa; Franco, Miguel Humberto Botas. APLICAÇÃO DO EMG E-MASS PARA ESTABILIZAÇÃO DA TIRA E REDUÇÃO DE CROSSBOW NA REGIÃO DAS FACAS DE AR EM LINHAS DE CGL , p. 713-720. In: 47º Seminário de Laminação Processos e Produtos Laminados e Revestidos, Rio de Janeiro, 2010.
ISSN: 2594-5297 , DOI 10.5151/2594-5297-17593