Anais do Seminário de Laminação, Conformação de Metais e Produtos


ISSN 2594-5297

Título

APLICAÇÃO DO GALVALUME

APPLICATION OF GALVALUME

DOI

10.5151/2594-5297-0055

Downloads

Baixar Artigo 41 Downloads

Resumo

O mercado atual do aço extremamente competitivo exige das empresas siderúrgicas a busca pelo crescimento da participação dos seus produtos no atendimento dos mais variados setores. A Companhia Siderúrgica Nacional é a única empresa siderúrgica no Brasil licenciada para a produção do Galvalume – chapa de aço revestida com a liga 55%Al-Zn. O Galvalume – in natura e após pintura – vem sendo largamente utilizado no Brasil na Construção Civil em aplicações como: telhados, tapamentos laterais, painéis, dentre outras. O Galfan® - chapa de aço revestido com a liga 5%Al-Zn – é utilizado para confecção de coletores de sistemas de refrigeração de automóveis e não é produzido no Brasil. O objetivo desse trabalho é a realização de uma análise comparativa entre o Galfan® importado e o Galvalume® fabricado na CSN/PR visando adequação deste último na confecção de coletores para uso na indústria automobilística. A análise comparativa foi realizada através do método de determinação do peso de revestimento, ensaio de tração e ensaio acelerado de corrosão em câmara de névoa salina. Os resultados indicaram que as amostras de Galvalume® fabricadas pela CSN/PR apresentaram propriedades mecânicas similares às amostras de Galfan® e superaram este último em termos de resistência à corrosão mostrando um novo potencial para o Galvalume – a substituição do Galfan na indústria automobilística.

 

The current steel market is extremely competitive and requires the steel companies to look for the increasingly use of its products in different markets. Companhia Siderurgica Nacional is the only Brazilian Steel Company licensed to produce Galvalume – steel sheet coated with 55%Al-Zn alloy. Galvalume – as coated and painted – has been widely used in the Brazilian Civil Construction for applications as roofing, cladding and panels. Galfan – steel sheet coated with 5%Al-Zn alloy – has been used to produce parts of the cooling systems used in cars. Galfan

Palavras-chave

Galvalume

Galvalume

Como citar

Coni, Nicodemos Henrique da Silva; Padilha, Leandro Cardoso; Scheid, Adriano; Nunes, Michel de Castro. APLICAÇÃO DO GALVALUME , p. 532-541. In: 45º Seminário de Laminação, Processos e Produtos Laminados e Revestidos, Porto de Galinhas - PE, 2008.
ISSN: 2594-5297 , DOI 10.5151/2594-5297-0055