Anais dos Seminários de Redução, Minério de Ferro e Aglomeração


ISSN 2594-357X

Título

AS NOVAS FRONTEIRAS DA EXPLORAÇÃO MINERAL: OS DESAFIOS NA COMERCIALIZAÇÃO DE MINÉRIOS ANTES TRATADOS COMO ESTÉREIS Desafios na Exploração Mineral: Comercialização de Estéreis

NEW FRONTIERS OF MINERAL EXPLORATION: THE CHALLENGES ON TRADING ORES PREVIOUSLY CONSIDERED AS WASTE

DOI

10.5151/2594-357X-22163

Downloads

Baixar Artigo 88 Downloads

Resumo

O objetivo do trabalho foi gerar diretrizes para as equipes ligadas à Diretoria Comercial da Samarco Mineração diante as novas tendências do mercado de minério de ferro e aço. Tendo como foco de análise os impactos da entrada de minérios mais pobres no mercado, os trabalhos internos e estudos acadêmicos realizados pelo corpo técnico da organização e as ferramentas de marketing disponíveis para as equipes em contato direto com mercado e clientes. Como resultados foram observados comportamentos cíclicos por parte da indústria siderúrgica, levando à repetição de estratégias já aplicadas ao longo da história no relacionamento com a indústria de mineração. Entretanto, alguns novos fatores surgiram aumentando a incerteza dos desdobramentos futuros para o setor. Com isso cria-se uma necessidade interna tanto de adequação de alguns procedimentos da organização como resposta ao retorno de comportamentos já mapeados no passado, como também aprofundamento nos conhecimentos desses novos fatores ainda não percebidos e que têm mudando as características do setor. Como conclusão, uma redefinição das linhas de trabalho e pesquisa das equipes torna-se necessária, e deverá ser posta em prática frente a esta maior complexidade de sistemas de precificação, produtos ofertados e novos concorrentes.

 

This paper targeted the creation of guidelines for the teams connected to the Commercial Director of Samarco Mineração upon the new trends of the iron ore and steel market. Having as the analysis focus the impact of the entrance of lower Fe content ores into the market, the internal papers, and academic studies prepared by the organization technical staff and the marketing tools available to the teams in direct contact with the market and customers. As outcomes, cyclical behaviors by the steel industry have been noticed, leading to the recurrence of strategies already applied throughout the relationship with the mining industry. However, some new factors have come into the scene and increased the uncertainty over the future developments to the sector. Thus, it was created an internal need to adequate some organizational procedures as a reply to the behaviors already mapped in the past, as well as a deepening into the knowledge of these new factors not yet noticed and that have been changing the sector characteristics. As a conclusion, further to the definition of the lines for work and research, becomes mandatory and shall be implemented following this study, facing this higher pricing systems complexity, the available products and the new competitors.

Palavras-chave

Minério de ferro; Preço; Mercado.

Iron ore; Price; Market.

Como citar

Carvalho, Roberto Lucio Nunes de; Rangel, Antônio Eduardo Clark Peres Eduardo Pessotti; Gaggiato., Virgílio Costante. AS NOVAS FRONTEIRAS DA EXPLORAÇÃO MINERAL: OS DESAFIOS NA COMERCIALIZAÇÃO DE MINÉRIOS ANTES TRATADOS COMO ESTÉREIS Desafios na Exploração Mineral: Comercialização de Estéreis , p. 822-831. In: 42º Seminário de Redução de Minério de Ferro e Matérias-primas / 13º Seminário Brasileiro de Minério de Ferro / 6th International Congress on the Science and Technology of Ironmaking, Rio de Jabeiro, 2012.
ISSN: 2594-357X , DOI 10.5151/2594-357X-22163