ISSN 2594-5327
61º Congresso Anual da ABM — vol. 61, num.61 (2006)
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Resumo
Este trabalho mostra a utilização de pneu moído como combustível em altos-fornos. O pneu moído pode substituir os finos de carvão mineral e/ou os finos de carvão vegetal em altos-fornos. A injeção através das ventaneiras, contribui para geração de energia e também gerar um gás para redução dos óxidos de ferro carregados nos altos-fornos. O pneu moído, é injetado nos altos-fornos, contribuindo para diminuição dos pneus dispostos de forma incorreta na natureza. Uma das vantagens do uso deste material é que ele é um material de baixo valor que pode transformar em um produto de alto valor agregado. Resultados preliminares mostram uma boa combustibilidade do pneu moído, sendo obtidos através de um modelo de simulação que retrata condições semelhantes a que ocorre na região das ventaneiras dos altos-fornos.
This paper shows the use of tyre as fuel to be employed into blast furnaces. This tyre can substitute coal or even charcoal in the blast furnaces tuyeres. The injection into tuyeres, other than contribute for energy generation, can produce gas for metallic oxide reduction, the former charged into the blast furnace throat, thus contribution for using other forms of wastes. The tyre, as powder to be injected into blast furnaces, contributes for an environmental employee of that waste, so as permit for obtaining a high value product. Then, one advantage of using such material is that it is waste and has lower cost for preparation. The results obtained have showed that the tyres has good combustibility, this was obtained in a model that simulate the same conditions occurring in the blast furnaces tuyeres; these results include tyres and mixtures of tyres with coal or even with charcoal.
Palavras-chave
Injeção de pneu; Alto-forno; Combustão
Tyre injection; Blast furnace; Combustion.
Como citar
Filho, Gerson de Araújo;
Assis, Paulo Santos.
ASPECTOS TÉCNICOS DA INJEÇÃO DE PÓ DE PNEU EM ALTOS-FORNOS
,
p. 3135-3141.
In: 61º Congresso Anual da ABM,
Rio de Janeiro,
2006.
ISSN: 2594-5327
, DOI 10.5151/2594-5327-0352