Anais do Seminário de Automação & TI


ISSN 2594-5335

19º Seminário de Automação & TI vol. 19, num.19 (2015)


Título

ASSERTIVIDADE DE PESO EM CARREGAMENTOS VOLUMÉTRICOS DE VAGÕES: UMA APLICAÇÃO NA MINERAÇÃO DE FERRO

GETTING ASSERTIVENESS BY WEIGHT WITH VOLUME LOADINGS

DOI

10.5151/2237-0234-26459

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Resumo

No carregamento volumétrico de vagões, onde a variância de pesos carregados é relevante, ocorrem grandes limitações operacionais, que vão desde a percepção do volume em carregamento até a capacidade real de controle. Neste contexto, a diversidade de cenários é enorme: velocidades variadas (25% a 80% da capacidade), variação do minério, diferentes tipos de vagões, etc. Maximizar ou atingir o ponto ótimo com repetibilidade leva tempo e experiência. A solução considerou a aplicação intensa e avançada de instrumentação e recursos de automação, obtendo um resultado favorável de elevação da capacidade de controle sobre o peso em carregamento, nas diversas condições operacionais. A metodologia utilizada partiu de uma engenharia conceitual destacando o tratamento de riscos considerando as imprecisões e as técnicas avançadas de controle necessárias. Instrumentos e equipamentos também foram tratados dentro desses riscos, entre eles: balanças, radares 2D, identificação dos tipos de vagões, níveis dos silos, lasers para medições de precisão e para redundâncias, e ainda a simulação para testes do processo. Conclusão: 1. Maior capacidade de controle de peso carregado e menor variabilidade. 2. A imprevisibilidade na variação do material como desafio adicional para os automatismos. 3. Simuladores como diferencial na implantação da solução.

 

At the railcar's volumetric loading, where the loaded weight variance is relevant, occur significant operational limitations, ranging from the perception of volume until the actual capacity of control. In this context the variety of scenarios is huge: different load speeds (25% to 80% of capacity), ore variation, different railcars, etc. Maximize or achieve the optimum point with repeatability takes time and experience. The solution considered the application of intense and advanced instrumentation and automation resources getting a favorable result by lifting the control capacity over the weight loaded under different conditions. The methodology began from a conceptual engineering emphasizing the risks treatment considering the inaccuracies and advanced control techniques necessary to achieve the goal. Besides the advanced techniques, the solution involved the installation of: additional railroad scales, 2D radars, instruments to identify different railcars and silo levels, lasers for precision measurements and redundancies and application of simulation for tests. Conclusion: 1. Loading by volume aiming weight with less variability and additional load per railcar. 2. The unpredictability on the material variation creating difficulties in automation. 3. Simulators as a differential to implementation the solution.

Palavras-chave

Silo, Carregamento volumétrico, Automático, Vagão

Silo, Volumetric loading, Automatic, Railcars

Como citar

Teixeira, Carlos Cristiano Carvalho; Amancio, Vicente de Paulo; Carvalho, Wallace Costa; Andrade, Wendelling Átila Correia de; Klippel, Emerson; Faria, Pedro Henrique Librelon de; Viana, Herbert Ricardo Garcia. ASSERTIVIDADE DE PESO EM CARREGAMENTOS VOLUMÉTRICOS DE VAGÕES: UMA APLICAÇÃO NA MINERAÇÃO DE FERRO , p. 100-113. In: 19º Seminário de Automação & TI, Rio de Janeiro, 2015.
ISSN: 2594-5335 , DOI 10.5151/2237-0234-26459