Anais do Congresso Anual da ABM


ISSN 2594-5327

69° Congresso Anual da ABM - Internacional vol. 69, num.69 (2014)


Título

AUMENTO DA CONFIABILIDADE DAS RETRO ESCAVADEIRAS FROTA 345 DO COMPLEXO MARIANA

INCREASING THE RELIABILITY OF THE BULLDOZERS 345 FLEET IN MARIANA COMPLEX

DOI

10.5151/1516-392X-24677

Downloads

Baixar Artigo 323 Downloads

Resumo

A frota de equipamentos retro escavadeiras 345 CAT é responsável pela infraestrutura das minas do complexo Mariana, e este Projeto foi desenvolvido devido a baixa confiabilidade que estes equipamentos estavam apresentando. Foi desenvolvido um Projeto de seis sigma para aumentar a confiabilidade do equipamento que é medido pelo indicador MTBF, calculado pela fórmula: horas trabalhadas/ocorrências corretivas. O trabalho foi desenvolvido através de ferramentas de análise e solução de problemas no período de outubro/2012 a agosto/2013. O MTBF médio da frota era 29,39 horas sendo o benchmark de 47 horas. Foi utilizado o método da lacuna para estabelecimento da meta. Após definido a meta foi utilizada ferramentas de priorização dos focos mais relevantes. Para os focos encontrados foram utilizados análise de variabilidade e cartas de proporção, sendo cada causa classificada e priorizada, definido as ações e implantadas. Foi acompanhado o indicador de MTBF e implantados controles de rotina e padronização com o intuito de alcançar o resultado. Por fim, a meta estabelecida foi alcançada, chegando ao MTBF médio da frota de 42,50 horas.

 

The excavators fleet called CAT 345 is responsible for the Mariana mine site infrastructure and this project was developed due the bad reliability that these equipments experienced in the last Oct/12 to Ago/13. In response was developed Six Sigma Project to increase the reliability measured by the MTBF indicator, the formula is this: work hours divided number of corrective failures. The project was based on analysis tools and solves problems from Oct/12 to Ago/13. The mean MTBF was 29.39 hours with 47 hours regarding benchmark. To establishing the target the “Lacuna methodology” was implemented. After defining the target Priority Tools was used in the Relevant Focus. Under focus found the “Variability analysis” and “Proportion Letters” were used. For each cause classified and prioritized, actions defined, implemented and the MTBF indicator was followed. Routine controls and standardization were implemented in order to achieve the target. In short the target was achieved and the MTBF mean 42.50 hours fleet.

Palavras-chave

MTBF; 345 CAT

MTBF; 345 CAT

Como citar

Paulinelli Santos Rocha; Cesar David de Paiva; Henrique Rocha Cotta. AUMENTO DA CONFIABILIDADE DAS RETRO ESCAVADEIRAS FROTA 345 DO COMPLEXO MARIANA , p. 7604-7611. In: 69° Congresso Anual da ABM - Internacional, São Paulo - Brasil, 2014.
ISSN: 2594-5327 , DOI 10.5151/1516-392X-24677