ISSN 2594-5327
69° Congresso Anual da ABM - Internacional — vol. 69, num.69 (2014)
Título
DOI
Downloads
Resumo
Essa frota é fundamental em função da flexibilidade de produção. No entanto, o produto da manutenção é a disponibilidade física (DF), que é o tempo disponível para o equipamento operar. Assim, desenvolveu-se um trabalho de seis sigma voltado para a disponibilidade física (DF) da frota, que não estava no patamar esperado. O trabalho foi desenvolvido através de ferramentas de análise e solução de problemas, no período de Jan/12 a Ago/12. A DF média da frota era 68,5% sendo o benchmark interno de 72%. As ocorrências de parada foram agrupadas por sistemas utilizando o critério de similaridade. Após isso foram utilizadas ferramentas de priorização dos focos mais relevantes encontrados. Para estes focos foi feita análise de comportamento no tempo e variabilidade com intuito de encontrar as causas fundamentais para ocorrência dos eventos. As causas foram classificadas e priorizadas e as ações foram então definidas e implantadas. Foram monitorados os indicadores MTBF, DF e considerado o aspecto financeiro. Estabeleceu-se uma rotina de gestão e padronização de processo como forma de alcançar o resultado. Ao fim do trabalho, foram plantadas as sementes dos bons resultados colhidos desde então, chegando a DF de 74,1%.
This fleet is critical due to the flexibility of production. However, maintenance is the product of the physical availability (DF), that the time available to operate the equipment. Thus, it has developed a job six sigma facing physical availability (DF) of the fleet, which was not in the expected level. The work was developed through analysis tools and troubleshooting, between Jan/12 to Aug/12. The average DF fleet was 68.5 % and the internal benchmark of 72%. Instances of arrest were grouped by sistesmas using the similarity criterion. After this prioritization of the most important foci were found tools utilidas. For these outbreaks behavior analysis in time and variability in order to find underlying causes for the occurrence of events was taken. The causes were classified and prioritized and actions were then defined and deploye. The MTBF, DF indicators were monitored and considered the financial aspect. Established a routine management and standardization process in order to achieve the result. After work, were planted the seeds of good results obtained since then, reaching 74.1% of DF.
Palavras-chave
DF; 994
PA; 994
Como citar
Erika Baêta e Souza;
Leandro Fonseca Pessoa;
Maximiliano Martins de Souza.
AUMENTO DA DISPONIBILIDADE FÍSICA DAS PÁS MECÂNICAS CATERPILLAR 994 DO COMPLEXO MARIANA
,
p. 7638-7646.
In: 69° Congresso Anual da ABM - Internacional,
São Paulo - Brasil,
2014.
ISSN: 2594-5327
, DOI 10.5151/1516-392X-24682