Anais do Congresso Anual da ABM


ISSN 2594-5327

65º Congresso ABM vol. 65, num.65 (2010)


Título

AUMENTO DE PRODUTIVIDADE DA FROTA DE TRANSPORTE – MINA DE FÁBRICA NOVA

INCREASE OF THE PRODUCTIVITY OF THE TRANSPORT FLEET – FÁBRICA NOVA MINE

DOI

10.5151/2594-5327-16575

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Resumo

O projeto teve como objetivo principal o aumento da produtividade da frota de transporte da mina de Fábrica Nova (VALE, Complexo Mariana), com ênfase em redução de custos e ganhos de movimentação, a partir de ações junto às equipes de operação de mina e despacho, via gerenciamento integral on line dos Tempos Fixos dos caminhões CAT785C (fila para carga, manobra e tempo de carga, basculamento e tempo em fila para basculamento). Buscou o desenvolvimento de ferramentas para monitoramento sistematizado da produtividade dos caminhões e máquinas de carga, embasadas na metodologia Seis Sigma, e migração para o sistema de Despacho existente no Complexo. As análises compreenderam avaliações pontuais entre equipamentos de carga e transporte, levando-se em consideração as diversas situações operacionais existentes na mina (pontos de carga e basculamento, litologias etc), a partir de análises estatísticas (variabilidade, capabilidade), análises de pareto, tendências, rankings e outras. Obteve-se até então (Jul. a Dez. 09) como resultado uma redução média de 15,24% no somatório dos Tempos Fixos, redução esta responsável pelo incremento médio de 6,12% no valor praticado de produtividade da frota em relação ao primeiro semestre de 2009 (21,21 t/h a mais nos ciclos). Como conclusão, ressalta-se que a escolha e aplicação de pacotes adequados de ferramentas estatísticas e de controle para projetos com grande variabilidade de informações e possibilidades de correlações é um dos fatores chave para o atingimento das metas, bem como o contínuo nivelamento e engajamento das equipes envolvidas no processo. T empos Fixos são dinâmicos. Mais dinâmicos ainda precisam ser o gerenciamento e ações sobre os mesmos.

 

The project aimed the increase of the productivity of the transport fleet of Fabrica Nova mine (VALE, Mariana Complex), focussing on cost reduction and movimentation increase, from actions with teams of mine operation and dispatch controllers, from the integral management of the cycle times of trucks CAT785C (time in line for loading, maneuvers for loading, time for loading, dumping and time for dumping). Control tools were developed for productivity monitoring of trucks and loading machines, based on the Six Sigma methodology, and migration for the existing dispatch system at the mine. The analysis involved assessments of truck-shovel system, taking into account the different operational situations existing in the mine (loading and dumping points, lithologies, etc.), from statistical analysis (variability, capability), Pareto analysis, trends, rankings. The results lead to a reduction of 15.24% in the sum of the cycle times. This reduction was responsible for an average increase of 6.12% in the amount charged for fleet productivity in relation to first half of 2009 (+21.21 t / h in the cycles). The choice and implementation of appropriate packages of statistical tools and control for projects with a great variety of information and possibilities of correlations is one of the key factors for achieving the goals and the continuous engagement with teams involved in the process. Cycle times are dynamic. The management and actions need to be more dinamics.

Palavras-chave

Aumento de produtividade; Tempos de ciclo.

Increase of the productivity; Cycle times.

Como citar

Valadares, Thiago Nardy; Amorim, Antônio Carlos de; França, Anderson Luiz da. AUMENTO DE PRODUTIVIDADE DA FROTA DE TRANSPORTE – MINA DE FÁBRICA NOVA , p. 3005-3015. In: 65º Congresso ABM, Rio de Janeiro, 2010.
ISSN: 2594-5327 , DOI 10.5151/2594-5327-16575