Anais do Congresso Anual da ABM


ISSN 2594-5327

69° Congresso Anual da ABM - Internacional vol. 69, num.69 (2014)


Título

AUMENTO DO DESEMPENHO NO TRANSPORTE DE MINÉRIO DEVIDO A APLICAÇÃO DE AÇOS MICROLIGADOS AO NIÓBIO NA ESTRUTURA DE CAÇAMBAS DE CAMINHÕES BASCULANTES

ORE TRANSPORTATION PERFORMANCE ENHANCEMENTS ACHIEVED THROUGH THE APPLICATION OF NIOBIUM MICROALLOYED STEELS IN DUMP TRUCK BUCKETS

DOI

10.5151/1516-392X-24639

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Resumo

A CBMM aplicou aços microligados ao nióbio de elevada resistência mecânica em caminhões basculantes que operam nas suas instalações de Araxá, com o objetivo de reduzir o peso das caçambas e obter maior desempenho com aumento da carga transportada, redução do consumo de combustível bem como das emissões de CO2. Também tinha o objetivo de eliminar as trincas de fadiga que ocorriam sobre os chassis desses equipamentos. Os caminhões já operam há 12 meses e o objetivo desse trabalho é apresentar os resultados obtidos até o momento. Com a aplicação dos aços de elevada resistência, foi possível desenvolver um novo desenho para sua estrutura e componentes. Houve uma redução de 25% da massa da caçamba o que proporcionou um aumento médio de carga transportada de 40,0t para 41,1t ou 2,7% por viagem, trazendo até o momento, economia de 3,00% no custo total de transporte e redução de consumo de combustível de 8,00%. Não houve trincas ou deformações no sobre chassis que apoiam as caçambas.

 

CBMM applied high strength niobium microalloyed steels in dump trucks for the company’s facilities in Araxá in order to reduce bucket weight, enhance performance, decrease fuel consumption and reduce CO2 emissions. Another goal was to eliminate the fatigue cracks that typically occurred in the chassis of these vehicles. The trucks with high strength steel have now been in service for 12 months and the purpose of the current paper is to present the results obtained thus far. By using high strength steel, it was possible to develop a new design for the bucket structure and components. With the new design, there was a 25% reduction in the mass of the bucket, which has allowed for an increase in the average transported load from 40.0 tonnes per trip to 41.1 tonnes or 2,7%, resulting in a savings of 3.00% in total transportation costs and a reduction of 8% in fuel consumption to date. No fatigue cracks have occurred in the chassis beams that support the buckets.

Palavras-chave

Aços microligados; Nióbio; Emissões de CO2; Trincas de fadiga

Microalloyed steels, Niobium, CO2 emissions, Fatigue Cracks

Como citar

Jorge Luis Barreto; Hugo Rosa; Érico França Oliveira e Silva; Marcos Alexandre Stuart Nogueira. AUMENTO DO DESEMPENHO NO TRANSPORTE DE MINÉRIO DEVIDO A APLICAÇÃO DE AÇOS MICROLIGADOS AO NIÓBIO NA ESTRUTURA DE CAÇAMBAS DE CAMINHÕES BASCULANTES , p. 7412-7422. In: 69° Congresso Anual da ABM - Internacional, São Paulo - Brasil, 2014.
ISSN: 2594-5327 , DOI 10.5151/1516-392X-24639