Anais do Congresso Anual da ABM


ISSN 2594-5327

72nd ABM Annual Congress vol. 72, num.72 (2017)


Título

AVALIAÇÃO ENTRE O PROCESSO DE SOLDAGEM SMAW E GMAW PARA FABRICAÇÃO DE REVESTIMENTO EM EIXOS PROPULSORES.

EVALUATION BETWEEN THE SMAW AND GMAW WELDING PROCESS FOR THE MANUFACTURE OF COATINGS IN PROPULSION AXLES.

DOI

10.5151/1516-392X-30554

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Resumo

Neste artigo, buscou-se replicar, em laboratório, os procedimentos de retificação do eixo propulsor, elemento responsável pela transmissão de força e potência para os hélices do Navio, e que, frequentemente, apresentam problemas de desgaste devido ao atrito entre o eixo e seus pontos de apoio (mancais). Em virtude do intenso uso deste tipo de transporte, é frequente a manutenção da linha de eixo dessas embarcações, havendo a necessidade de uma análise que verifique se os métodos utilizados seguem padrões normatizados e que passem por testes de qualificação. A relevância regional do estudo se justifica pelo potencial hidrográfico da Região Amazônica, a qual possui bacias como Solimões-Amazonas e Rio Madeira, que servem como vias de acesso e de transporte de pequenas, médias e grandes embarcações; seus afluentes são verdadeiras estradas fluviais, sendo um modal hidroviário de importância histórica e cultural. As operações em laboratório seguiram as etapas: soldagem dos Corpos de Prova pelos processos SMAW (processo mais utilizado na maioria das empresas de retificação de eixos na região Norte) e GMAW com dois métodos (automatizado e manual) e com adição de dois metais de solda diferentes (307, 309L com e sem adição de Nióbio); ensaio por Líquido Penetrante (LP), Metalografia, Análise Macrográfica e Micrográfica e Análise de Microdureza. Os resultados obtidos em laboratório demonstraram que a metodologia desenvolvida na retificação é apropriada e eficiente para a recuperação de eixos propulsores.

 

In this article, we replicated, in the laboratory, the procedures of propeller shaft’s rectification, which is the element responsible for the transmission of force and power to the Ship’s propellers, and that often presents problems of wear due to the friction between the axis and its Support points, named as bearings. Due to the intense use of this type of transport, the maintenance of the axis line of these vessels is frequent, and there is a need for an analysis to verify if the methods used follow standards and pass qualification tests. The regional relevance of the study is justified by the hydrographic potential of the Amazon Region, which has basins such as Solimões-Amazonas and Rio Madeira, which serve as means of access and transportation of small, medium and large vessels; its tributaries are true fluvial roads, being a mode waterway of historical and cultural importance. Laboratory operations followed the steps: welding of the test pieces by the SMAW processes (most used in most of the axis rectification companies in the North) and GMAW with two methods (automated and manual) and with the addition of two welding metals (307, 309L with and without addition of Niobium); testing by Penetrating Liquid (LP), Metallography, Macrographic and Micrographic Analysis and Microhardness Analysis. The results obtained in the laboratory demonstrated that the methodology developed in the rectification is appropriate and efficient for the recovery of propeller shafts.

Palavras-chave

Eixo propulsor, Soldagem, Líquido penetrante, Metalografia

Propeller shaft, Welding, Penetrant Liquid, Metalography.

Como citar

Belém, Cícero Alberto Pereira; Corrêa, Alessandro de Castro; Assunção, Paulo D'Angelo Costa; Corrêa, Danielle Cristina Gonzaga; Leão, Claudia Canto de Souza; Peixoto, Arildomá Lobato; Ferreira, Victor Oliveira. AVALIAÇÃO ENTRE O PROCESSO DE SOLDAGEM SMAW E GMAW PARA FABRICAÇÃO DE REVESTIMENTO EM EIXOS PROPULSORES. , p. 1836-1850. In: 72nd ABM Annual Congress, São Paulo, 2017.
ISSN: 2594-5327 , DOI 10.5151/1516-392X-30554