Anais dos Seminários de Redução, Minério de Ferro e Aglomeração


ISSN 2594-357X

Título

AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE AGLOMERAÇÃO A FRIO DE MISTURAS A SINTERIZAR

EVALUATION OF COLD GRANULATION EFFICIENCY OF SINTERING MIXTURE

DOI

10.5151/2594-357X-17565

Downloads

Baixar Artigo 47 Downloads

Resumo

Este trabalho descreve a implantação de uma metodologia experimental, no Centro de Tecnologia de Ferrosos (CTF) da Vale, para avaliação da eficiência de aglomeração a frio de misturas de sinterização. No processo de sinterização, a permeabilidade do leito é fundamental para a velocidade e a intensidade de reações de formação do sínter, fatores que estão diretamente ligados a produtividade do processo e qualidade do aglomerado. A disponibilização de ensaios que permitam avaliar a eficiência de aglomeração a frio de misturas e os efeitos de variáveis de processo sobre a formação das pseudo-partículas é fundamental para o desenvolvimento de misturas que resultem em elevada performance do processo de sinterização.

 

This paper describes the implantation of the experimental methodology at the Ferrous Technology Center of Vale for evaluation of cold agglomeration efficiency of sintering mixtures. On sintering process, the permeability of the bed is fundamental for the velocity and reactions intensity of sinter formation, factors that will be connected directly with the process productivity and agglomerated quality. The availability of test to measure the cold agglomeration efficiency of sintering mixtures and the effects of process variables on the formation of quasi-particles is fundamental for development of high performance mixtures on sintering process.

Palavras-chave

Aglomeração a frio; Sínter; Permeabilidade; Umidade.

Cold agglomeration; Sinter; Permeability; Moisture.

Como citar

Júnior, Fernando Luiz Câmara Campos; Botelho, Marcus Emrich; Pimenta, Hamilton Porto; Silva, Maximiliano. AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE AGLOMERAÇÃO A FRIO DE MISTURAS A SINTERIZAR , p. 700-710. In: 40º Seminário de Redução de Minério de Ferro e Matérias-Primas e 11º Simpósio Brasileiro de Minério de Ferro, Belo Horizonte, 2010.
ISSN: 2594-357X , DOI 10.5151/2594-357X-17565