Seminário de Logística, Suprimentos e PCP


ISSN 2594-360X

Título

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EM TRECHOS SINGELOS DE MALHAS FERROVIÁRIAS: UMA COMPARAÇÃO ENTRE O MODELO DE REDE DE FILAS E O MODELO DE SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL

MEASURING THE PERFORMANCE IN SINGLE STRETCHES OF RAILROAD LINE: A COMPARISON BETWEEN A LINE NETWORK MODEL AND A SIMULATION MODEL

DOI

10.5151/2594-360x-0027

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Resumo

O presente trabalho propõe uma comparação entre dois métodos: a modelagem de redes de filas e a Simulação computacional utilizados para estimar medidas de desempenho, como por exemplo, o tempo médio total de viagem num trecho sem bifurcações de uma malha ferroviária, contendo um certo número de pátios de cruzamento. O objetivo desta comparação é apresentar as duas ferramentas de análise de desempenho para se determinar a capacidade de malha ferroviária dado um nível de serviço e também mostrar quais as especificidades de cada um dos métodos. Assim, para estas análises, foi modelado o trecho de malha por uma rede de servidores em série ou modelo computacional, representando os subtrechos entre pátios, e os trens que percorrerão esses pátios. Estes modelos podem ser usados para estimar o impacto no tempo de viagem de trens em trechos congestionados. Foram apresentados, para os dois métodos, resultados numéricos em trechos singelos de malha da Ferrovia Centro Atlântica, bem como uma comparação entre os dois métodos.

 

The present work proposes a comparison among two methodologies: a line network model and a simulation model to measure the performance of, for example, the average total trip time for a given train route where there is no track changing involved and where it passes through several railroad crossings. The objective of this comparison is to present two performance analysis tools used to determine the railroad line capacity for a given level of service. As such, for these analyses the stretch of the railroad line for a network of servers in series is modeled or represented by a computational model representing the sub-stretches between the railroad crossing and the trains. These models can be used to estimate the impact on the trains travel time in congested areas. Numerical results are presented in single stretches of the railroad line of Ferrovia Centro Atlântica, as well as a comparison among the two methods.

Palavras-chave

Redes de filas; Método aproximado de decomposição paramétrica; Simulação computacional; Capacidade de malha.

Line networks; Approximation method for parametric decomposition; Simulation, Railroad line capacity.

Como citar

Guimarães, Irce Fernandes Gomes; Rodrigues, Lásara Fabrícia. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EM TRECHOS SINGELOS DE MALHAS FERROVIÁRIAS: UMA COMPARAÇÃO ENTRE O MODELO DE REDE DE FILAS E O MODELO DE SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL , p. 257-268. In: 26º Seminário de Logística, PCP, Suprimentos Transportes, Vitória, 2007.
ISSN: 2594-360X , DOI 10.5151/2594-360x-0027