ISSN 2594-360X
24º Seminário de Logística — vol. 24, num.24 (2005)
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Resumo
Com o objetivo de adaptar as práticas e processos a um modelo de gestão Classe Mundial, de forma a aumentar a competitividade ou direcionar os resultados esperados ao planejamento estratégico da organização sem perder o foco no atendimento ao cliente (um dos pontos principais para a sobrevivência do negócio), destacamos o transportador como um elo de fundamental de ligação, entre empresa e o mercado. A partir deste conceito, surgiu a necessidade de se medir o desempenho de cada fornecedor de transporte, através de critérios pré-definidos pela organização. Dessa forma, direciona-se seus resultados à melhoria e evolução de seus próprios negócios, incluídos princípios de identificação, medição e monitoramento dos principais itens de controle (nos fluxos de abastecimento e escoamento), apoiado por ferramentas de tecnologia da informação. Aplicando conceitos modernos de gerenciamento por diretrizes, integrando critérios específicos de responsabilidade social, disponibilizando e submetendo estas performances a todos os níveis da organização e a referenciais comparativos, consegue-se obter resultados positivos nos processos de avaliação. Os resultados revelam a evolução de cada transportador nos seus respectivos tópicos de avaliação, demonstrando o alinhamento desse resultado aos objetivos traçados no planejamento estratégico da Belgo Juiz de Fora. Dentro desse cenário o aumento dos níveis de cargas retiradas no prazo, das cargas entregues no prazo, retiradas por veículos de frota própria e investindo em treinamentos com os motoristas, os transportes disponibilizam ao mercado atendimento de qualidade, além de contribuir com a gestão ambiental, segurança e responsabilidade social.
With the goal of adjusting practices and processes into a World Class management model, seeking to increase competitivity or direct the expected results to strategic planning of the organization without losing focus on the costumer service (one of the main aspects regarding the business survival), the transporter is shown as a fundamental link between enterprise and the market. From this concept came the need of measuring the performance of each transport supplier, through pre-defined organization criteria. The results of this measure are directed to the improvement and evolution of their own business, including principles of identification, measurement, and monitoring the main control items (on inflow and outflow) using Information Technology tools. Applying PDCA modern concepts with specific criteria of social responsibility, sharing these performance results with every level of the organization, and comparing them with benchmarks, one can obtain positive results on evaluation processes. The results reveal the evolution of each transporter on theirs own evaluation topics, showing the alignment of this result to the objectives drawn in the strategic planning of Belgo Juiz de Fora. Inside this scenario, the increase in the level of shipments and cargo delivery on time, investing on training for the drivers, the transports make available to the market a quality service, and contribute even to the environment management, safety and social responsibility.
Palavras-chave
Avaliação, transportador, Desempenho, indicadores.
Transports Evaluation, Performance, indicator.
Como citar
Fénèlon, Danilo Guimarães;
Melo, Ivo Aghton de;
Louzada, Lecy Geraldo;
Andrade, Uexlei Petterson.
AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS FORNECEDORES DE TRANSPORTES RODOVIÁRIOS
,
p. 60-70.
In: 24º Seminário de Logística,
Belo Horizonte,
2005.
ISSN: 2594-360X
, DOI 10.5151/2594-360x-0007