Anais do Enemet - Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas


ISSN 2594-4711

Título

AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NOS DISCENTES

EVALUATION OF THE IMPACT OF SCIENTIFIC INITIATION ON STUDENTS

DOI

10.5151/2594-4711-40659

Downloads

Baixar Artigo 2 Downloads

Resumo

A INICIAçãO CIENTíFICA POSSUI COMO UM DOS OBJETIVOS PRINCIPAIS, AGREGAR NO DESENVOLVIMENTO DO DISCENTE ATRAVéS DA PRáTICA, FAZENDO-O TER, EM DIVERSOS CASOS, O PRIMEIRO CONTATO MAIS APROFUNDADO E TéCNICO EM SEU CURSO. DURANTE ESSE PROCESSO O ALUNO DESENVOLVE ALGUMAS COMPETêNCIAS, COMO A ESCRITA E ORATóRIA. AINDA, ESTIMULAM O PENSAMENTO CRíTICO, DESPERTANDO NO INDIVíDUO A CURIOSIDADE, A INOVAçãO E A APRENDIZAGEM, POR TRATAR DE PROBLEMáTICAS NA SUA áREA DE ESTUDO, TORNANDO-O UM PROFISSIONAL FLEXíVEL E ADAPTáVEL. POR ISSO, ESTE TRABALHO TEM COMO FINALIDADE DIFUNDIR A IMPORTâNCIA DAS INICIAçõES CIENTíFICAS, AVALIANDO A SUA INFLUêNCIA NOS ALUNOS DA ENGENHARIA DE MINAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO (UFOP) AO LONGO DOS ANOS DE 2013 A 2023. OS DADOS FORAM OBTIDOS PELA COLETA DA PERSPECTIVA DE ALUNOS E EX-ALUNOS E DO LATTES DO CORPO DOCENTE DO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MINAS (DEMIN) DA UFOP. OS RESULTADOS OBTIDOS INDICAM QUE OS ESTUDANTES QUE PARTICIPARAM APRESENTARAM, NO FINAL DE SUAS ICS, DESENVOLVIMENTO EM SUAS HABILIDADES TéCNICAS E PESSOAIS. ALéM DE APONTAREM QUE AS ICS FORAM O ESTíMULO INICIAL PARA NOVAS OPORTUNIDADES.

 

SCIENTIFIC INITIATION HAS AS ONE OF ITS MAIN OBJECTIVES, TO ADD TO THE STUDENT'S DEVELOPMENT THROUGH PRACTICE, ALLOWING THEM TO HAVE, IN MANY CASES, THE FIRST MORE IN-DEPTH AND TECHNICAL CONTACT IN THEIR COURSE. DURING THIS PROCESS, THE STUDENT DEVELOPS SOME SKILLS, SUCH AS WRITING AND SPEAKING. FURTHERMORE, THEY STIMULATE CRITICAL THINKING, AWAKENING CURIOSITY, INNOVATION AND LEARNING IN THE INDIVIDUAL, BY DEALING WITH ISSUES IN THEIR AREA OF STUDY, MAKING THEM A FLEXIBLE AND ADAPTABLE PROFESSIONAL. THEREFORE, THIS WORK AIMS TO DISSEMINATE THE IMPORTANCE OF SCIENTIFIC INITIATIONS, EVALUATING THEIR INFLUENCE ON MINING ENGINEERING STUDENTS AT THE FEDERAL UNIVERSITY OF OURO PRETO (UFOP) OVER THE YEARS 2013 TO 2023. THE DATA WAS OBTAINED BY COLLECTING PERSPECTIVE OF STUDENTS AND ALUMNI AND THE LATTES OF THE FACULTY OF THE DEPARTMENT OF MINING ENGINEERING (DEMIN) AT UFOP. THE RESULTS OBTAINED INDICATE THAT THE STUDENTS WHO PARTICIPATED SHOWED, AT THE END OF THEIR ICS, DEVELOPMENT IN THEIR TECHNICAL AND PERSONAL SKILLS. IN ADDITION TO POINTING OUT THAT ICS WERE THE INITIAL STIMULUS FOR NEW OPPORTUNITIES.

Palavras-chave

Iniciação científica; Habilidades; Oportunidades.

Scientific research; Skills; Opportunities.

Como citar

ROSSI, MARIANE LUIZA AMORIM; FERNANDES, LUCAS DA SILVA; SOUZA, ARTHUR SILVEIRA; PEREIRA, CARLOS ALBERTO; JOSÉ, FÁBIO DE ASSUNÇÃO. AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NOS DISCENTES , p. 119-127. In: 22º Enemet - Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas, São Paulo, Brasil, 2024.
ISSN: 2594-4711 , DOI 10.5151/2594-4711-40659