Anais do Congresso Anual da ABM


ISSN 2594-5327

63º Congresso Anual da ABM vol. 63, num.63 (2008)


Título

BALANCED SCORECARD COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE MELHORIAS NUMA EMPRESA DE AUTOPEÇAS

BALANCED SCORECARD AS STRATEGICAL TOOL OF THE PROCESS OF IMPLANTATION OF IMPROVEMENTS IN AN AUTOPEÇAS COMPANY

DOI

10.5151/2594-5327-0231

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Resumo

O compromisso com as mudanças no contexto da globalização se justifica pela busca incessante da excelência, da melhoria contínua, como condicionante da permanência da empresa no mercado. No presente momento, tomar como base índices obtidos em um período passado não é mais suficiente para assegurar a sobrevivência de empresas no longo prazo. As organizações precisam utilizar indicadores que forneçam dados da situação presente, assim como os que indiquem o seguimento da estratégia no sentido de prepará- las para que continuem competitivas no futuro. Nesse contexto, este trabalho analisou a utilização do Balanced scorecard como ferramenta estratégica na identificação de fatores críticos, no gerenciamento de resultados, e, dessa forma, implementar melhorias numa empresa de autopeças. Para isso, foi realizada pesquisa de caráter bibliográfico exploratório com utilização de estudo de caso. Verificou-se que com o Balanced scorecard houve uma maior divulgação da missão e visão da empresa e o conhecimento de todos os processos pelos departamentos, que conseguiram identificar as causas-efeito dos problemas e suas respectivas soluções. Concluiu-se que a implementação do Balanced Scorecard na organização foi um fator fundamental para a identificação de processos críticos e da necessidade de melhorias em determinados departamentos.

 

The commitment with the changes in the context of the globalization if justifies for the incessant search of the excellency, of the continuous improvement, as the permanence of the company in the market. At the present moment, to take as base indices gotten in a last period is not enougher to assure the survival of companies in the long stated period. The organizations need to use pointers that they supply given of the present situation, as well as that indicate the pursuing of the strategy in the direction to prepare them so that they continue competitive in the future. In this context, this work analyzed the use of the Balanced scorecard as strategical tool in the identification of critical factors, the management of results, and, of this form, to implement improvements in a company of autopeças. For this, research of bibliographical character with use of case study was carried through. It had a bigger spreading of the mission and vision of the company and the knowledge of all the processes for the departments, that had obtained to identify to the cause-effect of the problems and its respective solutions. One concluded that the Balanced Scorecard was basic for the identification of critical processes and the necessity of improvements in determined departments.

Palavras-chave

Balanced scorecard; Ferramenta estratégica; Indicadores estratégicos.

Balanced scorecard; Strategical tool; Strategical pointers.

Como citar

Rosa, Fabrício Roberto; Santos, Vilma da Silva; Quintairos, Paulo César Ribeiro; Oliveira, Edson Aparecida de Araújo Querido. BALANCED SCORECARD COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE MELHORIAS NUMA EMPRESA DE AUTOPEÇAS , p. 2139-2149. In: 63º Congresso Anual da ABM, Santos - SP, 2008.
ISSN: 2594-5327 , DOI 10.5151/2594-5327-0231