ISSN 2594-360X
39° Seminário de Logística, Suprimentos e PCP — vol. 39, num.39 (2022)
Título
Autoria
DOI
Downloads
Resumo
O SISTEMA DE BLOQUEIO DE SEGURANÇA REMOTO SE DESTINA A LOCOMOTIVAS, VEÍCULOS DE MANOBRA, MANUTENÇÃO DE TRILHOS ENTRE OUTROS VEÍCULOS FERROVIÁRIOS. TEM A FUNÇÃO DE GARANTIR DE FORMA REMOTA, UM BLOQUEIO CONTRA MOVIMENTAÇÕES EFICIENTE COM ALTA SEGURANÇA OPERACIONAL A UM CUSTO VIÁVEL PARA APLICAÇÕES EM PEQUENAS, MÉDIAS E GRANDES FROTAS. PARA ISTO, APLICA-SE UMA REDE SEM FIO INCORPORADA A DISPOSITIVOS DE CONTROLE COM TAMANHO OTIMIZADO, ROBUSTOS EM OPERAÇÃO, RESISTÊNCIA E SEGURANÇA, E UM SOFTWARE CAPAZ DE FORNECER SEGURANÇA REDUNDANTE, DESEMPENHO OPERACIONAL EM REDES DE BAIXA E MÉDIA LATÊNCIA DE SINAL, E QUE POSSUEM REGISTRO DE OPERAÇÕES PARA ANÁLISE DE MÉTRICAS DE PROCESSO E GERAÇÃO DE KPIS. O MAIOR DESAFIO FOI ATENDER A TODOS OS REQUISITOS OPERACIONAIS, DE SEGURANÇA E DE CUSTO, SENDO NECESSIDADE DE ADEQUAR O SISTEMA A NORMAS DE BLOQUEIO DE SEGURANÇA EXISTENTES O MAIS CUSTOSO. DURANTES OS TESTES E APÓS A IMPLANTAÇÃO DO MVP EVIDENCIOU-SE A IMPOSSIBILIDADE DE UTILIZAR REDES WIRELESS NA FREQUÊNCIA DE 2.4GHZ EM RAZÃO DAS DISTANCIAS CARACTERÍSTICAS CLIMÁTICAS DE CERTAS REGIÕES. ATENDIDA AS ESPECIFICIDADES DE REDE, O PRODUTO RESULTANTE PARA A SOLUÇÃO PROPOSTA ATENDEU A TODOS OS REQUISITOS OPERACIONAIS, DE SEGURANÇA E CUSTO, GARANTINDO EFICIÊNCIA, PRECISÃO E SEGURANÇA OPERACIONAL PARA ATIVIDADES DE MANUTENÇÃO DE VAGÕES DE CARGA OU PASSAGEIROS DENTRO OU FORA DE OFICINAS, PROTEÇÃO DE FRENTES DE SERVIÇO EM VIA E DURANTE PARADAS DE EMBARQUE EM ESTAÇÕES DE PASSAGEIRO.
THE REMOTE SAFETY BLOCKING SYSTEM IS INTENDED FOR LOCOMOTIVES, RAIL SHUNTING OR MAINTENANCE VEHICLES, AND OTHER RAIL VEHICLES. IT REMOTELY PROVIDES AN EFFICIENT BLOCKAGE AGAINST MOVEMENTS, WITH HIGH OPERATIONAL SECURITY AND AT A VIABLE COST FOR SMALL, MEDIUM AND LARGE FLEETS. FOR THAT END, IT APPLIES A WIRELESS NETWORK INCORPORATED INTO CONTROL DEVICES WITH AN OPTIMIZED SIZE THAT ARE ROBUST IN OPERATION, RESISTANCE AND SECURITY, AND A SOFTWARE CAPABLE OF PROVIDING REDUNDANT SECURITY, OPERATIONAL PERFORMANCE IN LOW TO MEDIUM SIGNAL LATENCY NETWORKS, AND WHICH HAVE A RECORD OF OPERATIONS TO ANALYZE PROCESS METRICS AND KPIS GENERATION. THE GREATEST CHALLENGE WAS MEETING ALL OPERATIONAL, SECURITY AND COST REQUIREMENTS, THE MOST COMPLICATED BEING THE NEED TO ADAPT THE SYSTEM TO EXISTING STANDARDS AND NORMS FOR SECURITY BLOCKING. DURING THE TESTS AND AFTER THE IMPLEMENTATION OF THE MVP, THE IMPOSSIBILITY OF USING WIRELESS NETWORKS IN THE 2.4GHZ FREQUENCY WAS UNCOVERED, DUE TO THE CLIMATIC CHARACTERISTICS OF CERTAIN REGIONS. GIVEN THE SPECIFICITIES OF THE NETWORK, THE RESULTING PRODUCT FOR THE PROPOSED SOLUTION MET ALL OPERATIONAL, SAFETY AND COST REQUIREMENTS, ENSURING EFFICIENCY, ACCURACY AND OPERATIONAL SAFETY FOR MAINTENANCE ACTIVITIES OF FREIGHT OR PASSENGER WAGONS INSIDE AND OUTSIDE WORKSHOPS, PROTECTION FOR SERVICE FRONTS ON THE RAILWAYS AND DURING BOARDING AT PASSENGER STATIONS.
Palavras-chave
bloqueio; segurança; ferrovia; locomotiva; oficina
lock; safety; railroad; locomotive; workshop
Como citar
Costa, Haroldo Carvalho.
BLOQUEIO DE SEGURANÇA REMOTO PARA VEÍCULOS FERROVIÁRIOS
,
p. 54-66.
In: 39° Seminário de Logística, Suprimentos e PCP,
São Paulo,
2022.
ISSN: 2594-360X
, DOI 10.5151/2594-360X-35000