ISSN 2594-5327
63º Congresso Anual da ABM — vol. 63, num.63 (2008)
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Resumo
A Metalurgia do Pó tem se apresentado como uma alternativa tecno-econômica para a produção de componentes metálicos. O grande mercado da Metalurgia do Pó das ligas a base de ferro, sem dúvida, é a indústria automobilística. Em geral, as ligas utilizadas para a fabricação de cubos sincronizadores de transmissões contem um alto teor de Ni para atender aos requisitos de performance exigidos daquele componente. O aumento do preço do níquel vem tornando inviável a aplicação de tais ligas em peças do mercado automotivo, caracterizado por ser altamente competitivo. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma nova alternativa de material onde se buscou balancear a relação custo/desempenho. Baseado em estudo preliminar, optou-se por uma variação de elementos de ligas e tratamentos térmicos para melhorar estas propriedades e diminuir o custo da matéria-prima. As ligas Astaloy 85Mo® + Cu seguidas de tratamento de sinterhardening surgem como alternativa em substituição às ligas com alto teor de Ni. Foi analisado o material pré- ligado ao Molibdênio conhecido como Astaloy 85Mo® acrescido de 0,6% de grafite e teores de cobre que variaram de 0 a 2,0%. As seguintes propriedades foram avaliadas desde o pó até o material sinterizado: densidade aparente, escoamento, compressibilidade a 600MPa, variação dimensional, microestrutura, resistência a tração, módulo de ruptura, energia de impacto, dureza HRB e resistência a fadiga.
Powder metallurgy (P/M) processing has been a techno-economical alternative for the production of metallic components. The most important market of P/M iron base alloys is the automotive industry. In general, the alloys used for synchronizing hubs have high Nickel content in order to meet the performance requirements of those components. The increase in the price of nickel has made impracticable application of such alloys in the automotive market, characterized for being highly competitive. This paper deals with an alternative material by searching low cost and good performance. Based in a previous study, different alloying systems and heat treatment was tested with the objective of improve the sintered properties with reduced raw material cost. The Astaloy 85Mo® + Cu followed by sinterhardening could be an appropriated substitute for the high Ni content alloy. Astalloy 85Mo® + 0.6C with copper additions of 0; 1; 1.5 and 2% were analysed. The following characteristics were evaluated: for the premixes – apparent density, flow, compressibility at 600MPa; and after sintering – dimensional change, microstructure, tensile strength, rupture module, impact energy, hardness HRB and fatigue limit.
Palavras-chave
Cubo sincronizador; Sinterhardening; Componentes automotivos por MP.
Synchronizer hub; Sinterhardening; Automotive PM components.
Como citar
Rodrigues, Pedro Augusto Mazza;
Lunardi, Roberto;
Silva, Maria do Carmo Amorim da.
CARACTERÍSTICAS DAS LIGAS DE MOLIBDÊNIO NA PRODUÇÃO DE CUBOS SINCRONIZADORES PELA METALURGIA DO PÓ
,
p. 1132-1139.
In: 63º Congresso Anual da ABM,
Santos - SP,
2008.
ISSN: 2594-5327
, DOI 10.5151/2594-5327-0123