Anais do Congresso Anual da ABM


ISSN 2594-5327

Título

CARACTERÍSTICAS ELASTO-PLÁSTICAS E MICROESTRUTURAIS DOS AÇOS DE ALTA RESISTÊNCIA

CHARACTERISTIC ELASTO-PLASTIC AND MICROSTRUCTURAL OF HIGH STRENGTH STEEL

DOI

10.5151/2594-5327-21377

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Resumo

Aços de alta resistência são utilizados na indústria automotiva para a manufatura de chassis e carrocerias. Eles são classificados metalurgicamente em aços convencionais de alta resisência (HSS) e avançados de alta resistência (AHSS). Esse segundo grupo vem ganhando cada vez mais espaço na indústria devido a alta-resistênia aliada a grande capacidade de deformação plástica de alguns de seus aços, tais como o bifásico e o Trip. A utilização desses aços em substituição aos convencionais permite que chapas mais finas possam ser usadas, possibilitando assim a redução de peso dos veículos sem comprometer aspectos de segurança, como a capacidade de absorção de impacto em colisão. Porém, a sua ampla aplicação na industria automotiva ainda está limitada devido a desafios na conformabilidade, união de chapas, retorno elástico e vida de ferramenta. Um melhor entendimento das propriedades mecânicas e metalúrgicas desses aços se faz necessário. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é discutir as características elasto-plásticas e metalúrgicas de alguns aços de alta resistência. As propriedades mecânicas são observadas por meio de diferentes ensaios uniaxial de tração e as diferenças microestruturais por meio de análises metalográficas. Os resultados apontaram as peculiaridades de cada aço, assim como aspectos que devem ser considerados durante procedimentos de try-out e previsão numérica de processos de conformação de chapas.

 

High strength steels are used in the automotive industry for the manufacture of chassis and car bodies. These steels are metallurgically classified in conventional high strength steels (HSS) and advanced high strength steels (AHSS). This second group is gaining more space in the industry due to high-strength combined with large capacity for plastic strain, such as, two-phase and TRIP steels. The use of these advanced steels to replace conventional steels allows the use of finer blanks, thus enabling to reduce vehicle weight without compromising safety aspects, such as, the ability to absorb impact in a collision. However, its wide application in the automotive industry is still limited due to challenges in formability such as springback. Nowadays, a better understanding of the mechanical and metallurgical properties of these steels is required. The main aim of this work is to study the elastic-plastic behavior and metallurgical aspects of some high strength steels. The mechanical properties were obtained through different uniaxial tensile tests and the microstructural differences are discussed through metallographic analysis. The results showed the peculiarities of each steel, as well as, the aspects that should be considered during the try-out procedures and numerical prediction during forming processes.

Palavras-chave

Aços avançados de alta resistência; Conformação de chapas; Retorno elástico; Módulo de elasticidade.

Advanced high strength steels; Sheet forming; Springback; Elastic modulus.

Como citar

Lajarin, Sérgio Fernando; Malveira, Nixon Vieira; Marcondes, Paulo Victor Prestes. CARACTERÍSTICAS ELASTO-PLÁSTICAS E MICROESTRUTURAIS DOS AÇOS DE ALTA RESISTÊNCIA , p. 2948-2959. In: 67º Congresso da ABM - Internacional / 12º ENEMET - Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas, Rio de Jabeiro, 2012.
ISSN: 2594-5327 , DOI 10.5151/2594-5327-21377