Anais do Congresso Anual da ABM


ISSN 2594-5327

66º Congresso Anual da ABM vol. 66, num.66 (2011)


Título

CARACTERÍSTICAS NECESSÁRIAS AOS LÍDERES E LIDERADOS PARA IMPLANTAÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS: ESTUDO NO SETOR DE ESTAMPARIA DE EMPRESA AUTOMOBILÍSTICA

CHARACTERISTICS REQUIRED FROM LEADERS AND FOLLOWERS TO IMPLEMENT NEW METHODOLOGIES: A STUDY CARRIED OUT IN THE STAMPING SECTOR OF AN AUTOMOTIVE COMPANY

DOI

10.5151/2594-5327-17723

Downloads

Baixar Artigo 66 Downloads

Resumo

O setor automobilístico está em constante mudança, o que exige dos líderes e liderados uma capacidade de adaptação muito rápida às novas metodologias e ferramentas. O presente trabalho teve o objetivo de analisar quais as características necessárias a líderes e liderados para o sucesso na implantação e desenvolvimento de novas ferramentas e metodologias no setor de Estamparia de uma empresa Automobilística. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de levantamento, sendo que foram aplicados questionários a 15 líderes e 85 liderados do setor. Resultados revelaram que os líderes e os liderados visualizam a estratégia da empresa e são comprometidos. A característica mais apontada como necessária para líderes e liderados foi "ser confiável". "Saber seus limites" foi uma característica de destaque entre os líderes; já entre os liderados recebeu destaque a característica "adequar-se às tarefas". Os resultados apontam também que as principais dificuldades encontradas na implantação das ferramentas e metodologias por parte de ambos foram: falta de recursos para a implantação, tempo de treinamento inadequado e demora no tempo da implantação das ferramentas e metodologias. Concluiu-se que não existe uma metodologia perfeita e sim uma metodologia que deve se adequar à realidade de cada empresa.

 

The automotive industry is constantly changing, which requires from leaders and followers the ability to adapt very quickly to new methodologies and tools. This study aimed at analyzing the necessary characteristics for leaders and followers to successfully implement and develop new tools and methodologies in the stamping sector of an automotive company. This is an exploratory research developed as a survey, and questionnaires were applied to 15 leaders and 85 workers within the industry. The results revealed that leaders and followers are able to perceive the company's strategy and are committed to it. The most important characteristic mentioned by leaders and followers was “being reliable”. “Knowing your limits” was an important characteristic according to leaders; among workers “adjusting to tasks” was considered important. The results also indicate that the main difficulties found by both in the deployment of tools and methodologies were: lack of resources to implement procedures, inadequate training and delay to deploy tools and methodologies. It was concluded that there is no perfect methodology, but a methodology that must be adjusted for the reality of each company.

Palavras-chave

Liderança; Novas metodologias; Setor de estamparia.

Leadership; New methodologies; Stamping sector.

Como citar

Oliveira, Adriana Leônidas de; Carvalho, Alex Oliveira de. CARACTERÍSTICAS NECESSÁRIAS AOS LÍDERES E LIDERADOS PARA IMPLANTAÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS: ESTUDO NO SETOR DE ESTAMPARIA DE EMPRESA AUTOMOBILÍSTICA , p. 384-391. In: 66º Congresso Anual da ABM, São Paulo, 2011.
ISSN: 2594-5327 , DOI 10.5151/2594-5327-17723