ISSN 2594-5335
13º Seminário de Automação de Processos — vol. 13, num.13 (2009)
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Resumo
Na busca pela excelência operacional de suas unidades produtivas, empresas em todo mundo apostam, tradicionalmente, na aplicação direta de inúmeras ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado, que prometem resolver os mais diversos problemas de baixo desempenho operacional. O resultado freqüente dessa abordagem, entretanto, é que as soluções adquiridas caem em rápido desuso, uma vez que, normalmente, não existe uma metodologia de trabalho sustentável e nem mesmo equipes com a dedicação e capacitação necessárias para a obtenção dos resultados pretendidos. Nesse contexto, foi desenvolvido e colocado em prática um conceito para a monitoração contínua do desempenho de ativos de plantas industriais, intitulado Centro de Inteligência Operacional (CIO). O conceito tem como base três elementos fundamentais: a) um time de especialistas dedicados, b) uma metodologia consistente de investigação de problemas e busca de oportunidades de atuação com alto retorno de investimento ou impacto na performance do ativos, e c) o uso adequado das soluções tecnológicas disponíveis. O presente trabalho apresenta o conceito do CIO, assim como um caso real de sua aplicação, especificamente para avaliação de desempenho e otimização de malhas de controle no segmento de mineração. São apresentados a organização da equipe do CIO proposta (descrevendo os papéis e responsabilidades existentes), os principais aspectos da metodologia de trabalho (baseada na execução de ciclos PDCA) e as ferramentas que podem ser utilizadas para facilitar as análises e implementações. Um caso real de aplicação do conceito é descrito, evidenciando as suas potencialidades, principais resultados obtidos, dificuldades enfrentadas e as lições aprendidas com o trabalho.
To reach the operational excellence of their production sites, companies all over the world traditionally rely on the direct application of innumerous technological tools available in the market, which promise to solve all common operational low performance problems. The typical outcome with this approach, however, is that the acquired solutions become quickly forgotten because of the inexistence of a sustainable work methodology or well prepared and dedicated teams, which are essential requirements for obtaining the intended results. In this context, a concept for continuous plant asset performance monitoring, entitled Operational Intelligence Center (OIC), has been developed and put in practice. The concept is based on three fundamental principles: a) a dedicated team of assets and process experts, b) a consistent methodology for problem diagnosis and high return on investment opportunities identification, and c) the adequate use of the available technologies. This paper presents some details of the OIC concept and a case study of its application, specifically for control loops performance assessment and optimization in the Mining industry segment. The proposed OIC team structure is discussed, with its several roles and responsibilities, as well as the main aspects of the work methodology (based on the execution of PDCA cycles) and the software tools that can be applied to assist the analyses and implementations. A real case of the concept’s practical application is also described, pointing out its strengths, the main results obtained, the most relevant difficulties faced and the learned lessons during the project.
Palavras-chave
Excelência operacional; Gestão de ativos; Otimização; Malhas de controle.
Operational excellence, Asset management, Optimization, Control loops.
Como citar
Faria, Daniel Codo de;
Costa, Cássio Pascoal;
Oliveira, Eduardo Magalhães;
Carvalho, Fábio Barros de;
Rocha, Luciano Pinho De Biasi.
CENTRO DE INTELIGÊNCIA OPERACIONAL: CONCEITO E APLICAÇÃO PRÁTICA
,
p. 185-195.
In: 13º Seminário de Automação de Processos,
São Paulo,
2009.
ISSN: 2594-5335
, DOI 10.5151/2594-5335-15609