Anais do Congresso Anual da ABM


ISSN 2594-5327

62º Congresso anual da ABM vol. 62, num.62 (2007)


Título

COMITÊS DE GESTÃO: UMA ESTRATÉGIA DE PARTICIPAÇÃO?

MANAGEMENT COMMITTEES: A PARTICIPATION STRATEGY

DOI

10.5151/2594-5327-0253

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Resumo

Este estudo se propôs a conhecer a percepção dos empregados de uma indústria petrolífera, localizada na região do Vale do Paraíba paulista, sobre o comitê de gestão implantado há dois anos com o objetivo de trazer sinergia ao sistema por meio das contribuições dos funcionários em propor melhorias nas práticas de gestão, trazendo melhores resultados a todos os envolvidos. O trabalho é de natureza qualitativa tendo como método o estudo de caso. Foi aplicado um questionário em todos os empregados (585) por meio da intranet, composto por 12 afirmativas que deveriam ser respondidas na escala 1 a 5 (Likert) Retornaram 177 questionários, que correspondem a 30.3% da amostra total. Os resultados obtidos foram tratados estatisticamente por meio de descritiva simples e análise multivariada. A análise fatorial aplicada gerou três fatores com consistência interna geral de 0,8044 e grau de significância da amostra (KMO) de 0,824. Os três fatores explicam 64 % da variância acumulada.O primeiro fator denominado de “Finalidades do comitê” teve os seguintes resultados: a maioria concorda que os comitês servem para aumentar a participação, saber o que está acontecendo, acompanhar os resultados e sugerir melhorias. O segundo fator denominado “Atividades não pertencentes ao comitê” há uma tendência à discordância sobre o controle de atividades fora da unidade, incorporação de metas não negociadas e sem tendência definida quanto à avaliação de outras unidades.O terceiro fator denominado de “Forma de participação no comitê“ a diferença entre as médias revela uma posição não definida quanto à clareza na forma de participar.

 

This study propose is to know the employees ́ perception of an oil industry, placed in Vale do Paraíba region, about the management committee implanted two years ago with the objective of bringing synergies to the system trough the contribution of employees proposing improvement at the management practices , bringing better results to all involved. The work has a qualitative nature having as method the study case. It was applied a questionnaire to all employees (585) by intranet, composed by twelve questionnaires, that correspond to 30.3% of the total sample. committees help to increase participation, to know what is happening, to follow the results and to suggest improvements. The second factor called ́ ́Activities that do not belong to the committee`` has a tendency to disagreement about the control of activities outside the unit, incorporation of not negotiated goals and without a definitive tendency relating the evaluation of other units. At third factor called ́ ́Committee’s way of participation`` the difference between the averages reveals a not defined position relating clearness on the participation form. The results were statistically analyzed by simple descriptive and multivariate analyses. The factorial analyses applied generated three factors with internal consistence of 0,8044 and significance level of sample (KMO) of 0,824. The three factors explain 64% of the accumulated variety. The first factor denominated ́ ́Committee of Finalities`` had the following results: the majority agrees that the

Palavras-chave

Gestão; Participação; Resultados.

Management; Participation; Results.

Como citar

Tadeucci, Marilsa Rodrigues de Sá; Santos, Isabel Cristina dos; Oliveira, Sérgio Antunes. COMITÊS DE GESTÃO: UMA ESTRATÉGIA DE PARTICIPAÇÃO? , p. 2355-2362. In: 62º Congresso anual da ABM, Vitória, 2007.
ISSN: 2594-5327 , DOI 10.5151/2594-5327-0253