Anais do Seminário de Aciaria, Fundição e Metalurgia de Não-ferrosos


ISSN 2594-5300

37º Seminário de Aciaria - Internacional vol. 37, num.37 (2006)


Título

COMO ESCOLHER UM BOM CONJUNTO MODIFICADOR DE FLUXO/DISTRIBUIDOR NO CASO DE LINGOTAMENTO CONTÍNUO DE AÇOS?

COMO ESCOLHER UM BOM CONJUNTO MODIFICADOR DE FLUXO/DISTRIBUIDOR NO CASO DE LINGOTAMENTO CONTÍNUO DE AÇOS?

DOI

10.5151/2594-5300-0041

Downloads

Baixar Artigo 39 Downloads

Resumo

Atualmente a indústria siderúrgica tem buscado um melhor conhecimento do escoamento do aço líquido no interior de distribuidores com o objetivo de favorecer ou pelo menos evitar a diminuição da qualidade do produto no que se refere às inclusões. O objetivo deste trabalho é fazer uma reflexão sobre o que significa um bom conjunto modificador de fluxo/distribuidor no caso da produção de aços. Os estudos em modelos físicos consistem na visualização do fluxo, por meio de corantes, e na caracterização do escoamento, por ensaios DTR, para a determinação de tempos e volumes característicos. A metodologia empregada na execução e análise de ensaios de visualização de escoamento consiste na injeção, na forma de um pulso, de um corante líquido e o registro do escoamento em vídeo. Para o caso de determinação de curvas de tempos de residência e volumes característicos, entretanto, o procedimento comporta a injeção de um traçador ácido e a análise da variação da concentração de ácido ao longo do tempo. Espera-se, com este trabalho, melhor entender o processo de seleção de modificadores de fluxo, em função da sua influência sobre os parâmetros de escoamento, para uso em distribuidores de lingotamento contínuo de aço.

 

Currently, the steel industries have been searching for a better knowledge about the melt flow of steel inside tundishes with the purpose to increase or, at least, avoid loses in product quality regarding to inclusions. The objective of this paper is to discuss about what means a good set flow modifier/tundish to produce clean steels. The studies in physical modeling consist in flow visualization, by means of dye, and in the characterization of the flow by RTD techniques, to achieve the characteristics volumes. The methodology applied in the execution and analysis of the flow visualizations tests was the injection, as a pulse, of a liquid dye and the fluid flow recorded in video. For the case of RTD tests and volume characterization, however, the procedure consists in an acid tracer injection and analysis of the acid concentration changes by the time. It is expected, with this paper, a better understanding in the selection process of fluid flow modifiers, due to its influence in flow parameters, to be used in continuous casting tundishes.

Palavras-chave

Qualificação de design; Modelamento físico; Distribuidores de lingotamento contínuo.

Physical modeling; Fluid flow modifiers selection process; Continuous casting tundish.

Como citar

François, Magda Galant; Bock, Miguel Liska; Vilela, Antônio C. F.. COMO ESCOLHER UM BOM CONJUNTO MODIFICADOR DE FLUXO/DISTRIBUIDOR NO CASO DE LINGOTAMENTO CONTÍNUO DE AÇOS? , p. 388-397. In: 37º Seminário de Aciaria - Internacional, Porto Alegre, 2006.
ISSN: 2594-5300 , DOI 10.5151/2594-5300-0041