ISSN 2594-5327
64º Congresso Anual da ABM — vol. 64, num.64 (2009)
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Resumo
Tem-se percebido cada vez mais efetivo a adoção da terceirização nos modelos de gestão das grandes empresas. O setor siderúrgico está alinhado a esta tendência e, neste contexto, a função manutenção tem um papel de grande destaque, visto que é um componente determinante para o sucesso das empresas e possui determinadas atividades que podem ser, estrategicamente, terceirizadas. A filosofia adotada pela ArcelorMittal Tubarão, e fortemente aplicada pela Área de Serviços de Manutenção Elétrica, responsável pela manutenção de controle de processo, tem sido otimizar os impactos sobre o plano de produção, garantindo à segurança das pessoas e equipamentos.Com o aumento significativo da demanda de serviços, foi necessário evoluir a maneira de contratar e executar as atividades de H/H (Homem/Hora) para PU (Preço Unitário) e com isto, tanto a contratada quanto a contratante tiveram ganhos significativos, pois houve redução de ociosidade e aumento de produtividade, além de melhorar a qualidade na execução dos serviços e o cumprimento dos prazos pré-estabelecidos .A equipe de apoio elétrico apresenta nesse trabalho a maneira como foram as etapas que garantiram que todos os envolvidos conhecessem detalhadamente esta nova metodologia e a sua aplicação no processo.
Adoption of outsourcing has more often been recognized as effective in the management model of large companies. The steel sector is aligned with this tendency and, within this context, the maintenance sector plays a very important role, because it is an important factor for their success and has specifics activities likely to be outsourced, strategically. The philosophy adopted by ArcelorMittal Tubarão, and strongly enforced by the Area Maintenance Electrical Services, responsible for maintaining control of the process, has been optimizing the impact on the production plan, ensuring the safety of persons and the significant increase in equipamentos.Com demand for services, it was necessary to evolve a way to recruit and run the activities of M / H (man-hour) to UP (Unit Price) and with this, both the contractor as the contractor had significant gains, because there was a reduction of idleness and increased productivity, and improve the quality of services in the implementation and enforcement of pre-established deadlines. The team supporting electrical work shows that the ways were the steps that ensured that everyone involved understands detail this new methodology and its application in process.
Palavras-chave
Contratação; Terceirização; Ganho de produtividade; Preço unitário.
Recruitment; Outsourcing; Gain in productivity; Unit price.
Como citar
Corneau, Paulo Roberto B.;
Neto, Armando Alves Hosken;
Ferreira, Paulo Luiz;
Junior, Elder Geraldo de Souza.
DE “H/H” (HOMEM/HORA) PARA “PU” (PREÇO UNITÁRIO): A EVOLUÇÃO DA MANUTENÇÃO DA EQUIPE DE APOIO ELÉTRICO DA ARCELORMITTAL TUBARÃO
,
p. 377-380.
In: 64º Congresso Anual da ABM,
Belo Horizonte,
2009.
ISSN: 2594-5327
, DOI 10.5151/2594-5327-14674