Anais do Seminário de Laminação, Conformação de Metais e Produtos


ISSN 2594-5297

Título

DESENVOLVIMENTO DA UTILIZAÇÃO DE ETIQUETAS AUTO- ADESIVAS PARA IDENTIFICAÇÃO DE BOBINAS LAMINADAS A QUENTE DA CST

DEVELOPMENT OF ADHESIVE LABELS’ UTILIZATION FOR IDENTIFYING CST’S HOT ROLLED COILS

DOI

10.5151/2594-5297-0032

Downloads

Baixar Artigo 91 Downloads

Resumo

A CST – Arcelor Brasil destaca-se como fornecedor de produtos semi-acabados e laminados planos de aço para o mercado regional e mundial. Buscando não só o pleno atendimento aos requisitos de seus clientes, como também a melhoria contínua da qualidade dos seus produtos, a CST – Arcelor Brasil, em parceria com a empresa RR Donnelley Moore, desenvolveu a utilização de etiquetas auto-adesivas para identificação de bobinas laminadas a quente. A identificação dos produtos é uma característica de qualidade claramente percebida pelo cliente e um item fundamental para a garantia da rastreabilidade. O desenvolvimento das etiquetas auto-adesivas em substituição ao conjunto porta-etiqueta (auto-adesivo) + etiqueta (não adesiva), utilizado anteriormente, se deu a partir de uma metodologia sistêmica de verificação de problemas e identificação de oportunidades, envolvendo desde os fornecedores até os clientes. Como resultado obtido, destaca-se a garantia de uma identificação resistente e confiável, sem causar danos à superfície das bobinas.

 

CST – Arcelor Brasil outstands as a semi-finished and rolled steel products supplier for the regional and global market. Following the fulfillment of the customer’s requirements, as well as the continuous improvement of its product’s quality, CST – Arcelor Brasil, in partnership with RR Donnelley Moore, has developed the use of adhesive labels to identify its hot rolled coils. The identification of the products is a quality characteristic clearly perceived by the customers and a fundamental item for tracking guarantee. The development of the adhesive labels replacing the set of label-holder (adhesive) with label (non-adhesive), previously used, follows a systemic methodology of problems verification and opportunities identification, involving both suppliers to customers. As a result, can be highlighted the guarantee of a resistant and reliable identification, that wouldn’t damage the coil’s surface.

Palavras-chave

Identificação; Qualidade; Etiquetas; Produtos siderúrgicos.

Identification; Quality; Labels; Steel products.

Como citar

Silva, Caetano Nunes da; Sequeira, Luciano Torres; Silva, Júlio Cesar da; Correia, Leonardo S.; Anjos, Ralph Telles dos; Alves, José Augusto da Silva. DESENVOLVIMENTO DA UTILIZAÇÃO DE ETIQUETAS AUTO- ADESIVAS PARA IDENTIFICAÇÃO DE BOBINAS LAMINADAS A QUENTE DA CST , p. 279-286. In: 43º Seminário de Laminação, Processos e Produtos Laminados e Revestidos, São Paulo, 2006.
ISSN: 2594-5297 , DOI 10.5151/2594-5297-0032