Anais do Seminário de Laminação, Conformação de Metais e Produtos


ISSN 2594-5297

Título

“DESENVOLVIMENTO DE AÇOS CST PARA RODAS AUTOMOTIVAS”

“DEVELOPMENT OF STEELS FOR AUTOMOTIVE WHEELS BY COMPANHIA SIDERÚRGICA DE TUBARÃO”

DOI

10.5151/2594-5297-0022

Downloads

Baixar Artigo 11 Downloads

Resumo

A Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST) iniciou o funcionamento de seu Laminador de Tiras a Quente em setembro de 2002. A partir daí, a empresa estabeleceu um plano de desenvolvimento de especificações para segmentos definidos como estratégicos, dentre eles o de autopeças. Uma publicação da CST no 59o Congresso Anual da ABM apresentou o desenvolvimento de aços para rodas automotivas atingido em 2003, que ocorreu partindo-se de aços para rodas pesadas. Porém, em 2003, o desenvolvimento se limitou aos aços ao carbono, onde a evolução foi focada na busca de especificações com qualidade superficial e na obtenção de menor variabilidade de parâmetros de processo. O presente trabalho apresenta a evolução no desenvolvimento na CST de aços para rodas automotivas a partir de dezembro de 2003, onde se consolidou o desenvolvimento de rodas pesadas e partiu-se para a produção de aços ao carbono e de alta resistência microligados para rodas leves, mantendo-se alta qualidade superficial e homogeneidade de comportamento ao longo das bobinas. A continuidade no desenvolvimento de aços para rodas, através da utilização de composições químicas modernas e técnicas de tratamento termomecânico, tem ocorrido com sucesso nos clientes, permitindo à CST alavancar importante participação no mercado nacional.

 

Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST) started up its Hot Strip Mill on September 2002. From that on, CST defined a development plan for strategic segments, such as auto parts. So, on January 2003, CST started automotive wheels components steels development. In a first step, carbon steels for heavy wheels were developed. As good results were reached, CST started on December 2003, the development of steels for light wheels, including high strength low alloy ones. So, this present work shows that using modern chemical compositions and thermomechanical processing, CST’s development program allowed it to supply different specifications of steels for light wheels.

Palavras-chave

rodas automotivas, laminados a quente, aços microligados.

automotive wheels, hot rolled steels, microalloyed steels.

Como citar

Martins, Charles de Abreu; Sena, Marco Antônio Barbosa; Porto, Ricardo; Santana, Vanessa Gomes; Martins, Airim Maria de Souza Duque; Costa, Aislan Francisco Leite; Carvalho, Renato Diniz. “DESENVOLVIMENTO DE AÇOS CST PARA RODAS AUTOMOTIVAS” , p. 211-219. In: 41º Seminário de Laminação, Processos e Produtos Laminados Revestidos, Joinville - SC, 2004.
ISSN: 2594-5297 , DOI 10.5151/2594-5297-0022