Anais do Seminário de Aciaria, Fundição e Metalurgia de Não-ferrosos


ISSN 2594-5300

47th Steelmaking Seminar - International vol. 47, num.47 (2016)


Título

DESENVOLVIMENTO DE MODELO PARA MONITORAMENTO E ALARME DA QUEDA DE TEMPERATURA DURANTE O LINGOTAMENTO

DEVELOPMENT OF MODEL TO MONITOR AND ALARMING IN CASE OF LOW TEMPERATURE DURING CASTING

DOI

10.5151/1982-9345-28032

Downloads

Baixar Artigo 556 Downloads

Resumo

Durante o lingotamento contínuo de placas de aço, muitas vezes ocorre uma queda acentuada de temperatura ao longo do processo. Fatores como o tempo de lingotamento, o superaquecimento inicial da panela de aço, a presença de cascão na panela, entre outros, podem alterar significativamente a taxa de queda de temperatura, levando muitas vezes à interrupção prematura do lingotamento. Neste trabalho, será mostrado o desenvolvimento de um modelo de predição de temperatura ao final do lingotamento de uma panela de aço. Este modelo permite antecipar, com razoável nível de incerteza, a temperatura final do aço no distribuidor durante trocas de panela, de forma que forneça subsídios para a tomada de decisão sobre a interrupção do lingotamento, ou a antecipação de abertura de panela com retorno de aço. Desta forma, o índice de trabalho das Máquinas de Lingotamento Contínuo (MLC’s) da ArcelorMittal Aços Planos América do Sul seria maximizado, e com possível melhoria no Rendimento de Aço. O modelo se encontra em fase de implantação e validação na MLC#3, onde foram definidos parâmetros com critérios de decisão de interrupção/antecipação de troca de panela.

 

During continuous casting, sometimes it is observed a deep drop in the steel temperature at the end of casting, which is affected by a series of process parameters. This drop can result in casting interruption, due to freezing inside the nozzle system, between tundish and mold. Aiming prevention of casting interruption, it was proposed the development of a model to estimate the final temperature of a casted heat, in order to provide subsidies for decision-making of stopping or not the casting. This model has already deployed in CCM#3. It is being evaluated their performance as a function of the predetermined temperature prediction parameters.

Palavras-chave

Lingotamento, Temperatura, Castemp, Modelo de regressão

Continuous casting, Steel freezing

Como citar

Perim, Carlos Alberto; Rampinelli, Vinicius Thiago Lecco; Pereira, José Eduardo. DESENVOLVIMENTO DE MODELO PARA MONITORAMENTO E ALARME DA QUEDA DE TEMPERATURA DURANTE O LINGOTAMENTO , p. 649-658. In: 47th Steelmaking Seminar - International, Rio de Janeiro, 2016.
ISSN: 2594-5300 , DOI 10.5151/1982-9345-28032