ISSN 2594-5327
70º Congresso Anual da ABM — vol. 70, num.70 (2015)
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Resumo
As demandas legais para a redução de emissões na atmosfera vêm crescendo em todo mundo para todos os produtores de veículos. Para o atingimento dessas metas a montadora está buscando reduções de peso nas carrocerias de seus veículos. Reduções de espessura em carrocerias devem ser acompanhadas de um aumento de resistência para assegurar a manutenção do seu desempenho mecânico. O módulo técnico do Modelo CSN é capaz de avaliar critérios mecânicos (cargas estáticas), critérios de desempenho dinâmicos (avaliação crash test) e, também, critérios de conformabilidade. O módulo econômico recebe as informações do módulo técnico e é capaz de prever o impacto financeiro para o cliente e para a CSN, considerando fatores como margem do mix de produtos, produtividades e carteira das linhas de produção.
The new policies for CO2 atmosphere emissions have becoming stricter over the world for all car manufacturers. In order to fulfill fuel consumption targets the automakers are seeking for weight reductions in their car bodies. Thickness reductions must be followed by a systematic mechanical strength optimization aiming keeping mechanical performance. CSN Model Technical Module is able to assess mechanical performance for static loads, high rate loads (crash test) mechanical behavior meanwhile evaluating formability for all steel grades versus thickness combination. The Economical Module receives all the technical information and predicts the economic impact for the customer and CSN, take into account factors as extra prices, line productivities and product feasibilities.
Palavras-chave
Geração de valor, Desempenho mecânico, Modelo, Automotivo
Value added projects, Mechanical performance, Modelling, Automotive
Como citar
Oliveira, Augusto César Lacerda de;
Ximenes, Daniel Alexandre da Costa;
Carvalho, José Eduardo Ribeiro de;
Assis, Mariana Correa de.
DESENVOLVIMENTO DE MODELO SISTÊMICO MULTIDISCIPLINAR CSN PARA A GESTÃO DE PROJETOS DE GERAÇÃO DE VALOR VIA COENGENHARIA – CASO AUTOMOTIVO
,
p. 2065-2075.
In: 70º Congresso Anual da ABM,
Rio de Janeiro,
2015.
ISSN: 2594-5327
, DOI 10.5151/1516-392X-27018