ISSN 2594-357X
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Resumo
Atualmente, o principal fator que concorre para impedir um progresso substancial do desempenho do revestimento refratário para carro torpedo é o desgaste das juntas entre anéis. Diante desse contexto, o foco principal deste trabalho é proporcionar informações que contribuam para o desenvolvimento de uma formulação que possa apresentar uma evolução microestrutural dinâmica com vistas a fechar permanentemente as juntas. Foram avaliadas três formulações, sendo que duas destas contemplaram adição de MgO. Os resultados dos testes laboratoriais indicaram que a composição que contém menor teor de MgO (ASC1) apresentou elevadas resistências ao ataque por escória e ao dano por choque térmico e variação linear dimensional positiva e controlada, decorrente da formação de espinélio (MgO.Al2O3). Conseqüentemente, a combinação dos resultados dos testes laboratoriais apontou para o grande potencial da nova geração de refratário desenvolvida, sobretudo para aquelas condições cujo desgaste de juntas é relevante.
Currently, the accentuated joint wearing is the main factor contributes to prevent a substantial progress of the refractory lining performance for torpedo car. The aim of this paper is to provide information about new refractories formulations developed, that can present a dynamic microstructural evolution in order to permanently seal the joints between rings. Laboratory results characterizing three refractories formulations, where two of them contemplated MgO addition, are presented and discussed. The superior performance of ASC1 (small MgO proportion adding) at laboratory scale is believed to be due to its high slag corrosion and thermal shock resistance, and positive and controlled dimensional linear change, what can be result of the spinel formation (MgO.Al2O3). Additionally, the great potential of the new refractories generation developed was pointed through the laboratory results combination, especially for the joint wearing condition is relevant.
Palavras-chave
Al2O3-SiC-C; Carro torpedo; Refratário.
Al2O3-SiC-C; Torpedo car; Refractory.
Como citar
Bastos, Sávia Cristina Lacerda Poubel;
Leal, João Filipe Cavalcanti;
Quintela, Marco Antônio.
DESENVOLVIMENTO DE NOVA GERAÇÃO DE TIJOLOS REFRATÁRIOS DE Al2O3-SiC-C
,
p. 306-315.
In: 40º Seminário de Redução de Minério de Ferro e Matérias-Primas e 11º Simpósio Brasileiro de Minério de Ferro,
Belo Horizonte,
2010.
ISSN: 2594-357X
, DOI 10.5151/2594-357X-17311