Anais do Congresso Anual da ABM


ISSN 2594-5327

60º Congresso Anual da ABM vol. 60, num.60 (2005)


Título

DESENVOLVIMENTO DE UM MODIFICADOR DE FLUXO PARA USO EM DISTRIBUIDOR DE LINGOTAMENTO CONTÍNUO DE AÇOS

DESENVOLVIMENTO DE UM MODIFICADOR DE FLUXO PARA USO EM DISTRIBUIDOR DE LINGOTAMENTO CONTÍNUO DE AÇOS

DOI

10.5151/2594-5327-0386

Downloads

Baixar Artigo 37 Downloads

Resumo

Neste trabalho é apresentado o desenvolvimento de um modificador de fluxo para um distribuidor de lingotamento contínuo de aços que proporcione um fluxo ascendente e diminua o volume morto no centro do distribuidor. Também é feita a comparação dos resultados com os obtidos no caso do distribuidor equipado de um conjunto de barreiras duplas. Primeiramente foi estudado o escoamento no interior do distribuidor em um modelo físico equipado com um conjunto de barreiras e, a partir dos resultados, foi confeccionado um novo modificador de fluxo. Para caracterizar o escoamento foram realizados ensaios de determinação de tempos e volumes característicos com injeção de HCl. A visualização do escoamento foi realizada por meio da injeção de KMnO4 e o comportamento da camada de escória foi estudado pela visualização do comportamento do querosene durante um evento de troca de panela. O último passo foi a comparação dos resultados obtidos com o conjunto de barreiras duplas. Com o uso do modificador de fluxo obteve-se, nos ensaios de determinação de tempos e volumes característicos, um aumento dos tempos mínimo e médio de residência, a diminuição do volume morto e aumento do volume pistonado do distribuidor em comparação com o conjunto de barreiras duplas. O ensaio de corante permitiu visualizar um fluxo ascendente em direção ao centro do distribuidor e o ensaio de emulsificação mostrou um considerável arraste de escória e uma pequena abertura de olho. O modificador de fluxo desenvolvido no Laboratório de Siderurgia (LASID) mostrou-se mais eficiente que o conjunto de barreiras duplas.

 

In this paper the development of a flow modifier for a continuous casting tundish is shown. This modifier should make the flow ascending and should decrease the dead volume. The comparison of the obtained results is also made with the obtained results in the tundish with double barrier kit case. This comparison is made in terms of flow pattern (with KMnO4 injection) and RTD curves. With the flow modifier, a better average residence time and a decrease of dead volume are obtained. The flow modifier developed at LASID/UFRGS seems more efficient than the double barrier kit.

Palavras-chave

Modelo físico; distribuidor de lingotamento contínuo; modificador de fluxo.

Physical modelling; continuous casting tundish; flow modifier; RTD curves.

Como citar

Daroit, Mateus; Mattiello, Marcos Augusto Zilles; Bock, Miguel Liska; François, Magda Galant; Vilela, Antônio Cezar Faria. DESENVOLVIMENTO DE UM MODIFICADOR DE FLUXO PARA USO EM DISTRIBUIDOR DE LINGOTAMENTO CONTÍNUO DE AÇOS , p. 3823-3832. In: 60º Congresso Anual da ABM, Belo Horizonte, 2005.
ISSN: 2594-5327 , DOI 10.5151/2594-5327-0386