ISSN 2594-5335
23° Seminário de Automação e TI — vol. 23, num.23 (2019)
Título
DOI
Downloads
Resumo
A econômica globalizada do setor automotivo exige maior otimização nos processos logísticos. Para atender esta demanda a aplicação sistêmica surge como opção para flexibilizar o processo logístico e suas operações e tornar um departamento estratégico. Essas operações estão relacionadas a cadeia produtiva, ou seja, da matéria prima até o cliente final. Para isso, o investimento com tecnologias disruptivas se tornam essenciais para obter ganhos e integrar todo o processo logístico da indústria. Com intuito de minimizar possíveis riscos com atrasos na coleta ou entrega e atendendo as expectativas do cliente, além de evitar multas. Desta forma, a tecnologia contribui para monitorar em tempo real todas atividades do veículo dentro e fora da indústria, aliando como vantagens sanar possíveis problemas como atraso e falta de matéria prima. Devido a necessidade de entregas na data e horário já estipulados, pois estão relacionadas com o planejamento da produção da montadora. Caso ocorra atraso na coleta já agendada esta pode gerar impactos negativos e perdas. Para evitar estas perdas se faz necessário os investimentos em tecnologia robusta para melhorar o processo logístico. Neste cenário, a tecnologia que evidência o processo de carregamento permite otimizar e flexibilizar a gestão logística no setor automotivo. Neste trabalho demonstra-se a substituição do processo logístico manual do controle de carregamento de veículos, por uma sistemática que evidência o processo de forma automática. Esta substituição permite automatizar algumas operações logísticas, reduzir o tempo e custos operacionais entre os diversos carregamentos efetuados diariamente. Os resultados desta nova sistemática permitem integrar o processo logístico em tempo real, obter ganhos operacionais, melhorar a gestão das informações em menor tempo com segurança e confiabilidade para o setor automotivo.
The globalized economy of the automotive sector requires greater optimization in logistics processes. To meet this demand the systemic application appears as an option to make the logistics process and its operations more flexible and to become a strategic department. These operations are related to the production chain, that is, from the raw material to the final customer. To do so, investing in disruptive technologies becomes essential to making gains and integrating the entire logistics process in the industry. In order to minimize possible risks with delays in the collection or delivery and meeting the expectations of the client, in addition to avoiding fines. In this way, the technology helps to monitor in real time all vehicle activities inside and outside the industry, combining as advantages to cure possible problems like delay and lack of raw material. Due to the need for deliveries at the date and time already stipulated, as they are related to the production planning of the automaker. If delay occurs in the collection already scheduled this can generate negative impacts and losses. To avoid these losses, it is necessary to invest in robust technology to improve the logistics process. In this scenario, the technology that evidences the loading process allows to optimize and flexible the logistics management in the automotive sector. This work demonstrates the substitution of the manual logistic process of the control of vehicle loading, by a system that evidences the process automatically. This replacement allows you to automate some logistics operations, reduce the time and operational costs between the various shipments made daily. The results of this new system allow to integrate the logistic process in real time, obtain operational gains, improve information management in less time with safety and reliability for the automotive sector.
Palavras-chave
Sistema, Logística; Indústria automotiva.
System; Logistics; Automotive industry.
Como citar
Moraes, Maycon Douglas de;
Bento, Alexandre Rodizio.
DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA APLICADO NA LOGÍSTICA PARA REDUÇÃO DE CUSTO NA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA
,
p. 159-166.
In: 23° Seminário de Automação e TI,
São Paulo,
2019.
ISSN: 2594-5335
, DOI 10.5151/2594-5335-33544