Anais do Congresso Anual da ABM


ISSN 2594-5327

62º Congresso anual da ABM vol. 62, num.62 (2007)


Título

DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA AUTOMÁTICO DE INSPEÇÃO SUPERFICIAL COMO FERRAMENTA DE APOIO À OPERAÇÃO DO LTQ E DE CONTROLE DA QUALIDADE DAS BOBINAS

DEVELOPMENT OF AUTOMATIC SURFACE INSPECTION SYSTEM AS A TOOL TO SUPORT HOT STRIP MILL OPERATION AND QUALITY CONTROL OF COILS

DOI

10.5151/2594-5327-0445

Downloads

Baixar Artigo 54 Downloads

Resumo

O sistema automático de inspeção superficial é uma ferramenta que possibilita a inspeção “on-line” de 100% da superfície das tiras laminadas a quente. Neste trabalho serão apresentados as características do equipamento e seu princípio de funcionamento, os procedimentos para ajuste do sistema, sua utilização e os resultados obtidos e as perspectivas de futuro. O sistema fornecido pela Parsytec detecta e classifica as imagens com características diferentes da imagem de base (superfície da tira) durante o processo de laminação, através de câmeras posicionadas na saída do trem acabador (face superior) e no final da mesa de resfriamento (face inferior). A classificação do defeito é feita pela comparação com as características de imagens previamente selecionadas. O sucesso do sistema automático de inspeção de superfície depende fundamentalmente de um correto processo contínuo de aprendizagem. O sistema automático de detecção e classificação de defeitos vem sendo utilizado como uma ferramenta importante de controle de qualidade de produto e de processo no LTQ da CST.

 

The automatic surface inspection system is a tool that allows on-line inspection in 100% of hot strips surface. In this paper are going to be presented the equipment characteristics, system adjustment procedures, the use of system, results achieved and next steps. The system supplied for Parsytec detects and classifies images that can be defects using cameras and software that compare some characteristics. The success of this system depends on a continuous learning process. This automatic system has been used as an important tool in product and process quality control in CST – Arcelor Brasil.

Palavras-chave

Inspeção superficial; Controle de qualidade; Inspeção de bobinas.

Surface inspection; Quality control; Hot strip inspection.

Como citar

Areas, Vitor Leonardo Ferreira; Franca, Ludmilla Milanez; Dias, Pedro Campos; Dalmaso, Roberto; Martinelli, Fernando José. DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA AUTOMÁTICO DE INSPEÇÃO SUPERFICIAL COMO FERRAMENTA DE APOIO À OPERAÇÃO DO LTQ E DE CONTROLE DA QUALIDADE DAS BOBINAS , p. 4122-4133. In: 62º Congresso anual da ABM, Vitória, 2007.
ISSN: 2594-5327 , DOI 10.5151/2594-5327-0445