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3º Fórum ABM de responsabilidade Social — vol. 3, num.3 (2007)
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Resumo
O Projeto Germinar – eixo educação - tem como objetivo melhorar o nível socioeducativo e cultural das crianças, adolescentes, jovens e seus familiares. Tal objetivo se faz necessário haja vista a vulnerabilidade social deste público encontrada nesta comunidade. O Projeto considera o princípio metodológico de que a pobreza e as condições de vulnerabilidade da pessoa devem ser enfrentadas de maneira integral. Para tanto, as estratégias definidas se dão com a perspectiva de promover ações em apoio direto às crianças, adolescentes e jovens e desenvolvimento de cursos de formação para professores, oficinas socioeducativas (em horários alternativos ao da escola de ensino regular), encontros com os pais e apresentações artístico-(culturais). Pretende-se por meio destas atividades melhorar o desempenho escolar e contribuir para que os pais exerçam seu papel educativo. Os resultados alcançados junto aos professores demonstram que houve incremento nas estratégias de ensino, elevação do nível de percepção e atuação dos participantes em relação aos seus alunos e do nível de criatividade dos professores em atividades escolares; por parte dos alunos houve elevação do nível de interesse por atividades artísticas e culturais, bem como inclusão digital. Tendo em vista o tempo de existência do projeto não é possível ainda mensurar o índice de aproveitamento escolar (as oficinas começaram em abril de 2006). Concluiu-se que o trabalho a ser desenvolvido com as famílias deve ser favorecido e o relacionamento com as escolas locais deve estreitado.
O Projeto Germinar – eixo educação - tem como objetivo melhorar o nível socioeducativo e cultural das crianças, adolescentes, jovens e seus familiares. Tal objetivo se faz necessário haja vista a vulnerabilidade social deste público encontrada nesta comunidade. O Projeto considera o princípio metodológico de que a pobreza e as condições de vulnerabilidade da pessoa devem ser enfrentadas de maneira integral. Para tanto, as estratégias definidas se dão com a perspectiva de promover ações em apoio direto às crianças, adolescentes e jovens e desenvolvimento de cursos de formação para professores, oficinas socioeducativas (em horários alternativos ao da escola de ensino regular), encontros com os pais e apresentações artístico-(culturais). Pretende-se por meio destas atividades melhorar o desempenho escolar e contribuir para que os pais exerçam seu papel educativo. Os resultados alcançados junto aos professores demonstram que houve incremento nas estratégias de ensino, elevação do nível de percepção e atuação dos participantes em relação aos seus alunos e do nível de criatividade dos professores em atividades escolares; por parte dos alunos houve elevação do nível de interesse por atividades artísticas e culturais, bem como inclusão digital. Tendo em vista o tempo de existência do projeto não é possível ainda mensurar o índice de aproveitamento escolar (as oficinas começaram em abril de 2006). Concluiu-se que o trabalho a ser desenvolvido com as famílias deve ser favorecido e o relacionamento com as escolas locais deve estreitado.
Palavras-chave
Criança e adolescente, formação de professores, arte-educação e educação integral.
Criança e adolescente, formação de professores, arte-educação e educação integral.
Como citar
Campos, Maria de Betânia;
Souza, Ernane Marcos Cardoso de;
Rodrigues, Edna A. Arthuso;
Belga, Viviane Lemos de Oliveira.
EDUCAÇÃO PARA TRANSFORMAÇÃO: Projeto Germinar – Projeto de Desenvolvimento Social da Vila Dom Bosco – Eixo: Educação
,
p. 31-39.
In: 3º Fórum ABM de responsabilidade Social,
São Paulo,
2007.
ISSN: -
, DOI 10.5151/5463-5463-0005