Anais do Congresso Anual da ABM


ISSN 2594-5327

64º Congresso Anual da ABM vol. 64, num.64 (2009)


Título

EFEITO DA EVOLUÇÃO DA TOPOGRAFIA DE SUPERFÍCIE NO COMPORTAMENTO TRIBOLÓGICO DE MATERIAIS DE FRICÇÃO PARA EMBREAGENS

EFFECT OF THE EVOLUTION OF THE SURFACE TOPOGRAPHY ON THE TRIBOLOGICAL BEHAVIOUR OF FRICTION MATERIAL USED IN CLUTCHES

DOI

10.5151/2594-5327-14822

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Resumo

Diversos trabalhos têm sido realizados para avaliar a influência da topografia da superfície no comportamento tribológico (taxa de desgaste e coeficiente de atrito) dos materiais de fricção utilizados em sistemas de embreagem automotiva. Alguns autores têm observado uma forte influência da natureza topográfica no comportamento tribológico desses materiais, indicando que há uma grande potencialidade de otimização do sistema embreagem através do pré-condicionamento superficial dos materiais de fricção. Este trabalho teve como objetivo avaliar o comportamento tribológico (taxa de desgaste e coeficiente de atrito) dos materiais de fricção, através da produção de amostras com a topografia de superfície pré-condicionada por dois processos (retificação industrial e lixamento laboratorial), a fim de eliminar a fase de regime transiente inicial da taxa de desgaste, e proporcionar um coeficiente de atrito mais elevado e estável. Os resultados obtidos mostram um ganho em termos de taxa de desgaste e aumento do coeficiente de atrito.

 

Several studies have been realized to evaluate the surface topography influence on the tribological behavior (wear rate and friction coefficient) of friction materials used in automotive clutch system. Some authors have observed a strong influence from topographic nature on the tribological behavior in these materials, pointing that there is a strong optimization potential of the clutches system through surface preconditioning of the friction materials. The aim of this workshop is to evaluate the tribological behavior (wear rate and friction coefficient) of friction materials by producing sample with the surface topographic preconditioned by two processes (industrial grinding and laboratorial sanding), to eliminate the wear running-in and improve friction coefficient and make it more stable. The results have shown an eliminating wear running-in and a better rising of friction coefficient.

Palavras-chave

Retificação; Materiais de fricção; Topografia de superfície; Regime transiente de desgaste.

Grinding; Friction material; Surface topographic; Wear running-in.

Como citar

Fernandes, Graciliano Pereira; Jr, Walter Haertel; Zanotto, Paulo; Gregori, Ivan; Mello, José Daniel Biasoli de. EFEITO DA EVOLUÇÃO DA TOPOGRAFIA DE SUPERFÍCIE NO COMPORTAMENTO TRIBOLÓGICO DE MATERIAIS DE FRICÇÃO PARA EMBREAGENS , p. 1268-1280. In: 64º Congresso Anual da ABM, Belo Horizonte, 2009.
ISSN: 2594-5327 , DOI 10.5151/2594-5327-14822