ISSN 2594-5327
65º Congresso ABM — vol. 65, num.65 (2010)
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Resumo
Uma análise de falha realizada recentemente em um eixo de carro para transporte de materiais na aciaria de uma siderúrgica constatou a sua degradação por fadiga, principalmente devido à concentação de tensões. O presente trabalho estuda a possibilidade de substituição do material empregado no referido eixo por um aço de resistência mecânica superior. Dois aços estruturais são avaliados, em termos de resistência à iniciação de trincas por fadiga (curvas S-N ou de Wıhler), com história de carregamento variável (razão R entre tensões, tensão média e faixa de tensões) e com efeito de concentração de tensões (entalhe superficial).
Failure analysis of a steel rod used in a transport car from a steel industry has detected a mechanism of fatigue degradation, mainly due to stress concentration. This research suggests the substitution of the steel by a more resistant steel. Two structural steels are studied, in terms of their fatigue crack initiation resistance (S-N curves or Wıhler curves), with variable load history (R-ratio, mean stress and amplitude of stresses) and with the effect of stress concentration (notch effect).
Palavras-chave
Iniciação de trinca por fadiga; Concentração de tensões; Tensão média.
Fatigue crack initiation; Mean stress; Stress concentration.
Como citar
Fonseca, Vinicius Rizzuti;
Zanotti, Eduardo;
Godefroid, Leonardo Barbosa.
EFEITO DA TENSÃO MÉDIA E DA CONCENTRAÇÃO DE TENSÕES NA RESISTÊNCIA À FADIGA DE DOIS AÇOS ESTRUTURAIS
,
p. 3672-3681.
In: 65º Congresso ABM,
Rio de Janeiro,
2010.
ISSN: 2594-5327
, DOI 10.5151/2594-5327-16710