Anais do Congresso Anual da ABM


ISSN 2594-5327

70º Congresso Anual da ABM vol. 70, num.70 (2015)


Título

EFEITO DO ALTO CARREGAMENTO NAS CARACTERÍSTICAS SUPERFICIAIS DOS ANÉIS DE PISTÃO ENSAIADOS EM DIFERENTES MATERIAIS DE CAMISA DE CILINDRO

EFFECT OF HIGH LOADING ON THE SURFACE CHARACTERISTICS OF PISTON RINGS TESTING IN DIFFERENT CYLINDER LINER MATERIALS

DOI

10.5151/1516-392X-26862

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Resumo

No presente trabalho foi avaliado, por meio de ensaios dinamométricos em um motor de combustão interna, o desempenho dos anéis de compressão em diferentes materiais de camisa de cilindro, sob alto regime de carga. Dois materiais foram utilizados nas camisas: Ferro fundido cinzento e um revestimento eletrodepositado de Níquel carbeto de silício. Os ensaios tiveram duração de quatro horas com cada configuração anéis/camisa. Parâmetros de análise, como a rugosidade média (Ra) e o aspecto superficial foram aferidos antes e após os testes. Os resultados apontam que o primeiro anel ensaiado na camisa revestida de Ni-SiC apresentou maior redução de Ra na condição estudada.

 

In the present work the performance of piston rings of an internal combustion engine with different cylinder liner materials under high load conditions was evaluated in a dynamometric bank test. Two types of liner materials were applied: Grey cast iron and coated Níckel silicon carbide. The tests was carried per four hours with each ring/liner configuration. Average rugosity (Ra) and surface analysis parameters measuring before and after tests. The results show first ring testing in Ni-SiC liner has high Ra reduction for applied condition.

Palavras-chave

Anéis de pistão, Camisa de cilindro, Ensaios

Piston ring, Cylinder liner, Tests

Como citar

Bevilaqua, William Lemos; Vilanova, Luciano Caldeira; Bayer, Fernando Mariano; Scheuer, Cristiano José; Reguly, Afonso. EFEITO DO ALTO CARREGAMENTO NAS CARACTERÍSTICAS SUPERFICIAIS DOS ANÉIS DE PISTÃO ENSAIADOS EM DIFERENTES MATERIAIS DE CAMISA DE CILINDRO , p. 1655-1664. In: 70º Congresso Anual da ABM, Rio de Janeiro, 2015.
ISSN: 2594-5327 , DOI 10.5151/1516-392X-26862